Menu

Semam, Codema e ENSA realizam plantio de árvores na beira-rio

 Em comemoração à Semana da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), em parceria com a Escolha Nossa Senhora Auxiliadora, realizaram, na tarde de 23/03, o plantio de 17 árvores (Cajazeira-mirim e Cássia-imperial) na beira-rio. O local escolhido foi trecho da Avenida Doutor Arthur Bernardes, próximo à Ponte da Barrinha.

 A ação dá continuidade a projeto iniciado em 2016, que contempla o plantio de 100 árvores. “O objetivo das árvores plantadas na beira-rio é de servir de anteparo às folhas das palmeiras que caem livremente e podem causar acidentes”, ressaltou o presidente do Codema, Ricardo Motta.

O ato foi protagonizado por alunos do 5º ano da instituição de ensino, como gesto concreto proposto pela disciplina de Ensino Religioso, que teve como base a Campanha da Fraternidade 2017, sob o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”.

O secretário da Semam, Bruno Oliveira do Carmo, acompanhado do coordenador municipal do setor de Parques e Jardins, Nicomedes de Souza Cotta, destacou a importância real e simbólica do plantio. “O desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças é primordial. A Semam está de portas abertas para que ações como esta sejam replicadas pelas demais escolas do município”, ressaltou.

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Movimento para a inclusão de Ponte Nova entre as cidades atingidas pelo rompimento da barragem de Mariana

Buscando a inclusão de Ponte Nova na lista de cidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em novembro de 2015, a ACIP/CDL, representada pelo seu diretor, Cochise Saltarelli Martins, e o prefeito de Ponte Nova, Wagner Mol Guimarães, participaram de uma reunião no Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), em Belo Horizonte, na última segunda-feira (13/03). 

A inclusão de Ponte Nova no rol de cidades atingidas pelo rompimento da barragem é de suma importância não apenas para a questão ambiental, com a vinda de recursos para a recuperação do Rio Piranga, que além de ser o principal formador, é capaz de promover a revitalização do Rio Doce. A melhora da qualidade da água em nosso rio trará inúmeros benefícios para toda a população, inclusive para área empresarial, com a atração de visitantes para esportes e turismo ecológicos.
 

Para o setor empresarial (que sofreu severas perdas no faturamento), teremos a possibilidade de liberação de linhas de crédito especiais, com menores taxas de juros. Muitas empresas (comércio, indústria e prestação de serviços), além de autônomos e profissionais liberais de Ponte Nova, que por ser uma cidade pólo, tiveram quedas em seu faturamento devido à diminuição dos clientes das cidades da região mais prejudicadas pelo rompimento da barragem, como Mariana, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Rio Casca e outras. 

Um dos requisitos para a inclusão de Ponte Nova na lista é a comprovação da queda no faturamento das empresas, no comparativo entre os anos de 2015 e 2016. Para esta comprovação é necessário a apresentação da declaração de faturamento anual, assinada pelo contador e pelo empresário, onde devem constar o faturamento dos meses de 2015 e 2016. 

As declarações devem ser entregues até o dia 29 de março na ACIP/CDL ou caso preferir o empresário pode comunicar a entidade, pelo telefone (31) 3817-2492, para que façamos o recolhimento da declaração na empresa. As informações constantes da declaração serão utilizadas apenas com o objetivo de comprovar os prejuízos causados indiretamente em Ponte Nova. 

Participe deste movimento, a cidade agradece!

 

Leia mais ...

Prefeitura disponibiliza versão online do IPTU 2017

Já está disponível a versão online do IPTU 2017. O contribuinte que preferir fazer o pagamento antes de receber o carnê pelos Correios poderá imprimir os boletos no portal da Prefeitura Municipal de Ponte Nova (www.pontenova.mg.gov.br). O cidadão tem a opção de fazer o pagamento em parcela única ou poderá imprimir o boleto por parcelas, lembrando que o 1º vencimento será no dia 10 de abril. É rápido e fácil: basta ir à pagina principal do site, clicar em 2ª via de IPTU (Consultas Online) e digitar o número de inscrição.

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Semed divulga período para cadastramento do transporte escolar gratuito/2017

A Prefeitura de Ponte Nova, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), comunica aos pais e responsáveis dos alunos da rede pública de ensino sobre o prazo de cadastro para o recebimento do benefício do transporte escolar gratuito para o ano letivo de 2017. O cadastramento deve ser feito no período entre 03/04/2017 e 07/04/2017 para todos os alunos que queiram pleitear o transporte (Buscard) para o presente ano. A solicitação deverá ser feita na escola na qual o aluno estuda. Os documentos para solicitação são:

• 1 Foto 3X4 (recente);
• 1 Cópia de Certidão de Nascimento ou RG;
• Declaração da Escola;
• Cópia do Cartão Municipal (com endereço); 
• Comprovante de inscrição no CAD Único; *Os pais/responsáveis devem comparecer à Secretaria Municipal de Assistência Social, para retirada da Folha Resumo do Cad Único. 
• Cópia do CPF;
• Cópia de Comprovante de Residência recente (conta de luz); *Se o imóvel for alugado ou de terceiro, é necessário cópia do contrato de locação e/ou uma declaração do proprietário do imóvel que o responsável pela criança reside no local informado.

A Semed ressalta que não recebe documentação diretamente de pais/responsáveis, uma vez que todo o processo é efetuado via escola.

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Trabalhadores lotam a Câmara para discutirem a Reforma da Previdência

Com o objetivo de ampliar o debate e trazer para o plenário, assuntos que a comunidade reivindica, a Câmara de Ponte Nova em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) realizou em 22 de março, a I Jornada de Debates com o tema da “Reforma da Previdência”, proposta pelo Governo Federal. “Queria destacar a importância de eventos como este não só para a Câmara como para toda a população. O envolvimento de todos no debate fortalece e cria propostas de políticas públicas”, ressaltou o presidente da Mesa Diretora, Leo Moreira (PSB).

Com apitos, bandeiras, cartazes e gritos de ordem, cerca de 200 trabalhadores lotaram o plenário João Mayrink e o Espaço Multiuso José Silva para acompanharem a palestra, ministrada pela representante do DIEESE, Maria de Fátima Guerra, os pronunciamentos dos dirigentes de sindicatos e as discussões que se seguiram dos demais participantes. O vereador Hermano (PT) que sempre tem alertado sobre a PEC 287, e que teve a iniciativa da criação das Jornadas de Debates, coordenou os trabalhos que contou com dois intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Por quase duas horas, Maria de Fátima fez explanações relevantes sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, citando exemplos práticos de seus reflexos para a classe trabalhadora. Após a palestra, os participantes fizeram suas manifestações e tiraram dúvidas com a representante do DIEESE.

O presidente da Mesa Diretora, Leo Moreira, parabenizou a técnica do DIEESE pela didática e transparência nas explicações e fez agradecimentos especiais à Polícia Militar (PM) e ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) pelo apoio prestado durante a caminhada dos trabalhadores de Palmeiras à Câmara, garantindo-lhes a segurança, à Paróquia de São Pedro pela mobilização e a imprensa local.

Ao final do evento, as entidades apoiadoras assinaram a “Carta de Ponte Nova Contra a Reforma da Previdência”. O documento dispõe que a proposta de Reforma da Previdência (PEC 287) representa um profundo risco de ruptura de direitos dos atuais e futuros trabalhadores brasileiros, apresentando assim repúdio a tal iniciativa do Governo Federal.

Apoiaram o evento: Paróquia de São Pedro, o Centro Judiciário de Soluções e Conflitos e Cidadania do TJMG (Cejus), da Comarca de Ponte Nova, 7ª Subseção da OAB/MG, Sindserp, SindEletro, SindHosp, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SindUte, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Ponte Nova e região, Sindicato dos Empregados do Comércio de Ponte Nova, Demutran, Polícia Militar e imprensa.

O áudio completo da I Jornada de Debates – Reforma da Previdência – está disponível no portal pontenova.mg.leg.br

 

 

Leia mais ...

Mesa Diretora anuncia Plano de Metas da Câmara de Ponte Nova

Na reunião plenária de 20 de março, o presidente da Mesa Diretora, Leo Moreira (PSB), disponibilizou para os vereadores e à população, as metas da Câmara de Ponte Nova para a Legislatura 2017/2020. O mesmo poderá ser atualizado e está aberto às sugestões e críticas dos edis e dos cidadãos.

Divididas nos eixos Legislativo, Administrativo e Transparência, as metas foram definidas de forma democrática e transparente após reuniões, nos meses de janeiro e fevereiro, com os servidores e os vereadores buscando filtrar as reais necessidades e prioridades da Câmara de Ponte Nova.

Entre as metas do “EIXO LEGISLATIVO” estão: a proposta de edição de Lei Municipal de mobilidade urbana, revisões dos Códigos Municipais de Obras e de Posturas, das Leis Municipais de Uso e Ocupação do Solo e de Parcelamento do Solo, da Lei do Plano Plurianual de Ações Governamentais, atualização do Código Tributário efetivando dispositivos de incentivo ao uso de energias renováveis; defesa dos direitos civis, políticos, sociais e os direitos difusos de terceira geração; efetivação da Escola do Legislativo “José Mauro Raimundi” com atuação regional e a criação de Comissões Especiais temáticas para estudos e propostas de soluções para pautas relevantes de interesse comunitário.

Para o “EIXO ADMINISTRATIVO”, estão previstos a gestão descentralizada, participativa e transparente; valorização dos servidores municipais em salários, benefícios e qualificação profissional, com prioridade à efetivação por concurso público; garantia de processos seletivos impessoais e isonômicos; viabilizar o uso de espaços alternativos na sede da Câmara para vereadores e órgãos municipais e investimentos em equipamentos e programas informatizados para modernização, economia e eficiência.

            No “EIXO DA TRANSPARÊNCIA”, destacam-se a divulgação ampla de todas as informações do Legislativo relacionadas ao processo administrativo, contábil, jurídico, legislativo e fiscalizatório; ampliação da transparência das reuniões plenárias e das comissões; impulso para a realização de reuniões itinerantes com maior participação popular; criação de novo sítio eletrônico interligado a aplicativo para telefone móvel a fim de ampliar e facilitar o acesso ao Poder Legislativo e aprimoramento da fiscalização ao Poder Executivo assim como o controle interno da Câmara para garantia de compliance interna e externamente.

 

Leia mais ...

CEMIG implanta rede protegida no Centro Histórico: parceria firmada com o Codema e Semam

Na quarta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, entre 9h e 16h, a CEMIG executou trabalho que resultaram na troca da rede elétrica convencional para rede protegida no Centro Histórico. As obras foram realizadas próximas à Escola Municipal Dr. Otávio Soares e Matriz de São Sebastião, e na Rua Vigário Miguel Chaves, estendendo pela Caetano Marinho até o Cartório Amora, uma vez que do lado direito de quem desce a Avenida Caetano Marinho, a atual rede é protegida.

Nesta obra, a conversão dos cabos condutores convencionais (nus) para cabos cobertos dupla camada, em 06 vãos de média tensão e a substituição de todos os cabos condutores de baixa tensão em 13 vãos, totalizando a substituição de 530 metros dos atuais cabos condutores. Esta nova tipologia de material é uma tecnologia de ponta, propiciando uma convivência ainda mais harmoniosa com a vegetação, uma vez que sua resistência, flexibilidade e isolamento, dispensam a execução das podas.

             “Esta ação é fruto de uma das mais recentes parcerias entre Cemig e Prefeitura Municipal de Ponte Nova, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Codema, que sempre trabalham em defesa do meio ambiente. Acreditamos que desta forma estamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável de nossa querida Ponte Nova”, disse Ionivaldo Almeida de Paula, responsável pela área ambiental da Cemig Distribuição em nossa região.

                  O presidente do Codema, Ricardo Motta e Bruno do Carmo, Secretário de Meio Ambiente, comemoraram a notícia. “As podas drásticas, necessárias para evitar apagões e possíveis choques em quem se encostava às árvores das espécies sibipirunas, vão acabar. As árvores não serão mais incomodadas e suas existências serão prolongadas”, falou um entusiasmado Ricardo.

 

 

Leia mais ...

Ainda restam vagas para a palestra gratuita desta quinta-feira sobre Qualidade no Atendimento ao Cliente

Com apoio da Microlins, a ACIP/CDL realiza nesta quinta-feira (23/03) mais uma palestra: Qualidade no Atendimento ao Cliente. O palestrante será Kalebe Alves, diretor da Microlins. Ele é especialista em gestão de pessoas e comportamento relacional. Confira acima os tópicos que serão abordados na palestra.

 

O evento será a partir das 19h, na Sala de Treinamento da ACIP/CDL. As inscrições são gratuitas para associados da entidade, mas são apenas 20 vagas. Mais informações pelo telefone: (31) 3817-2492. 

 

 

Leia mais ...

Saúde HAG tem novo Diretor Clínico

Foto: Humberto Bernardes

No último mês, após reunião do Corpo Clínico do Hospital Arnaldo Gavazza, o médico José Antônio Siqueira desligou-se do cargo de Presidente do Corpo Clínico, assumindo o cargo o Vice-Diretor, Humberto Bernardes. Ambos foram eleitos em chapa (2015), através de Assembléia Geral, convocada com 30 dias de antecedência ao pleito. A próxima eleição ocorrerá no segundo semestre desse ano.

Humberto, presente na instituição há 21 anos, afirma que a intenção é dar seguimento ao trabalho realizado por José Antônio, ajudar o hospital e intermediar a relação entre o Corpo Clínico, o Conselho e a Diretoria Técnica. A relação entre as três partes é ótima. A minha intenção é de manter o que existe.

 Unidade Notícias

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Notícias Regionais

Brasil e Mundo

Ponte Nova

Colunistas

Serviços

  • Esqueceu sua senha?
  • Esqueceu seu usuário?