Menu

Caminhada de protesto contra o DNIT que quer derrubar a Gruta da Santinha do Vau – Açu

O DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrura de Transportes, move na justiça uma ação de Reintegração de Posse e Demolitória, para derrubar a Gruta e toda infra-estrutura existente ao lado da Gruta de Nossa Senhora Aparecida, próximo ao distrito de Vau – Açu.

A intenção do DNIT também era a de derrubar também a Gruta, mas uma lei municipal assinada recentemente pelo Preito Guto Malta, da Gruta como Patrimônio Histórico do Município. O Pedido da promulgação da lei foi feito pelo vereador Zé Mauro Raimundi, ao prefeito Guto, que atendeu prontamente.

Um efeito de “Liminar”, obrigou o proprietário da estrutura  Luiz Carlos de Arruda, existente a fechar parando o atendimento que vinha sendo feito no local, com banheiros e um bar.

A alegação do DNIT é que o local oferece risco aos usuários da BR 120 no KM 599.

A comunidade está organizando para domingo 21/09 às 8 da manhã uma caminhada que sairá em frente a fabrica de Papel até a Santinha.

Para Luiz, proprietário do local, está é uma forma de protestar contra está ação do DNIT, “A gruta está naquele local destes 1962, portanto há 52 anos e agora eles vêm querer derrubar. E se acabar aquela estrutura, como os romeiros vão ser atendidos”, disse ele.

 

Segundo Luiz, todos os dias tem pessoas que vistam ou param no local, “Eles precisam serem atendidos. Tem mais, nestes anos todos nunca teve um acidente no local”, garante ele.

O vereador Zé Mauro Raimundi, está solicitando que a Câmara de Vereadores organize uma Consulta Pública, “plebiscito’, para saber se a população é contra ou a favor a demolição.

A ação do DNIT poderá ter uma decisão dentro de poucos dias pela justiça.

 

Unidade Notícias

Leia mais ...

C. Bombeiros de Ponte Nova encontra corpo do homem desaparecido desde 11/09

Na tarde de 16/09, por volta das 17:15 horas , o Corpo de Bombeiro Militar de Ponte Nova, com Sargento  BM Amora , Sargento BM  Davi e CB BM  Siman, compareceram a lagoa da fazenda da Vargem , distrito de Dioguinho, zona rural de Ponte Nova, onde localizaram e resgataram o corpo de Donizeti Rogério de Oliveira , 41 anos ,  funcionário do  ” Bar Big Brother ” , localizado a Rodoviária Velha de Ponte Nova.

Donizeti estava desaparecido desde a ultima quinta-feira 11/09, após deixar o Hospital Arnaldo Gavazza Filho.

 

Unidade Notícias

Leia mais ...

Brasil Sem Homofobia é tema de palestra

A programação da II Semana Sem Homofobia de Ponte Nova, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Semct), continuou na tarde dessa quinta-feira (18) com uma palestra, na Câmara Municipal, sobre o “Programa Brasil Sem Homofobia”. O prefeito Guto Malta e o secretário da Semct, Emerson de Paula, acompanharam o encontro ministrado pelo presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Carlos Magno.

 

O palestrante falou sobre o surgimento do Movimento Social LGBT no mundo e no Brasil. Segundo Carlos, a necessidade de criação do movimento se deve à normatização, pela sociedade, de um único tipo de sexualidade. “O movimento só existe porque a sociedade normatizou e padronizou um tipo de sexualidade. Tudo que estivesse fora do padrão, deveria estar à margem da sociedade”, disse.

 

 

Palestra: o surgimento do movimento social LGBT 

foi pauta de palestra na II Semana Sem Homofobia

 

Magno cita que o movimento começou a ganhar força no cenário mundial no final da década de 1960 em Nova York. No Brasil, a luta pelos direitos dos homossexuais começou a ficar mais forte alguns anos depois. Para ele, após os anos 2000 muitas conquistas foram acontecendo, como a elaboração, em 2004, do 1º Programa de Políticas Públicas para a População LGBT.

 

Conforme Carlos, as ações públicas contra o preconceito devem ser amplas. “Não dá para combater a homofobia e a violência com um tipo de ação. É preciso ter ação na saúde, na educação, na cultura, na segurança pública e em vários outros segmentos”.

 

 

Movimento LGBT: Carlos falou da luta do movimento social para a 

conquista de direitos e combate ao preconceito

 

O palestrante argumentou que a homofobia possui dois problemas. A naturalização da homofobia seria um deles. “Muitas pessoas acham comum um ato de preconceito ou ofensa a um homossexual. Há uma tendência de achar esse tipo de atitude natural”. O outro problema, segundo Carlos, seria a invisibilidade de determinados grupos. Ele citou o caso das travestis, que muitas vezes são “invisíveis” para a sociedade, tornando-as marginalizadas.

 

A proposta do movimento social, ainda de acordo com o palestrante, é trabalhar com a visibilidade desse grupo para que as pessoas comecem as perceber a existência desses indivíduos. "Nós não queremos criar políticas para os grupos LGBT, mas, inserir esse grupo nas políticas públicas que já existem", frisou.

 

A II Semana Sem Homofobia de Ponte Nova teve início com blitz educativa, seminário temático e cinema comentado. A programação continua nesta sábado, 20/9, com blitz educativa em Palmeiras. No domingo (21), acontecerá a 4ª Parada do Orgulho Gay. O evento ocorrerá a partir das 15h em frente ao Banco do Brasil. 

 

--

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Semana do Idoso será comemorada em Alvinópolis

A Semana do Idoso, que acontece entre os dias 22 e 26 de setembro, será comemorada na cidade de Alvinópolis. A secretaria de ação social do município divulgou o calendário de atividades: o dia 22 será “Dia da Caridade”, com visita ao Lar dos Idosos, na companhia do Grupo Reviver e show do cantor e compositor Pereira Sanches.

Já no dia 23 haverá palestra sobre Exercício Físico para a Terceira Idade, seguido de bingo e apresentação da Companhia de Teatro Estandarte, com a peça Causos de Brasêro, na sede do Alvinopolense Futebol Clube. No dia 24, será realizada uma viagem até a Cidade de Brumadinho, aonde os integrantes participarão do Projeto Inhotim para todos. No dia 25 acontecerá a Tarde da Beleza, na sede do CRAS.

O encerramento será no dia 26, na sede do Alvinopolense Futebol Clube, com jantar e Baile da Primavera animado pela dupla sertaneja Alex e Adriano. Mais informações pelo telefone (31) 3855.1570.

Com informações de Claudecir Barbosa/Assessor de Imprensa da Prefeitura de Alvinópolis.

Clarissa Guimarães

Assessora de Comunicação da AMAPI

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.amapi-mg.org.br

(31) 3881.3408

Leia mais ...

SAMMU Regional será realidade em 2015

Na tarde de 17 de setembro, na sede de AMAPI em Ponte Nova, aconteceu mais uma Assembleia Geral do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Leste Sul/CISLESTESUL. O presidente do Consórcio, Guto Malta/Prefeito de Ponte Nova, abriu a reunião que tinha, na pauta, dotações a serem incluídas e consolidadas na proposta orçamentária para o ano de 2015.

Já assinaram o Protocolo de Intenções, 52 prefeituras que fazem parte das microrregionais de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu. A Rede irá atender um público estimado de 1 milhão de pessoas, com equipe médica e técnica treinada pelo Ministério da Saúde. Para o prefeito de Teixeiras, Francisco Márcio da Silva Teixeira, o Consórcio será um grande avanço na área da saúde. “A nossa expectativa é a melhor possível, pois teremos mais investimentos em hospitais e na atenção básica. Na cidade de Ervália, aonde existe o Consórcio, houve uma melhora considerável no atendimento e socorro às vítimas. Aqui também vai funcionar”, destacou o prefeito. A prefeita Darci Braga, da cidade de Manhumirim, também acredita na Rede. “Vai ajudar muito a cidade e a população. Teremos hospitais mais estruturados e corpo técnico de qualidade, com mais ambulâncias e socorro imediato”, ressaltou.

O secretário de saúde de Ponte Nova, Ivan José da Silva, explicou que a Rede de Urgência e Emergência, o SAMMU Regional, vai atuar de forma pontual e específica, diminuindo o tempo de resposta e aumentado a possibilidade de vida do paciente, que será encaminhado ao Hospital de referência, mais próximo, com qualidade, rapidez e segurança. Atualmente, o transporte de pacientes, que sofrem acidentes seja na cidade ou na rodovia, é feito por ambulâncias sem as condições adequadas, o que não garante a integridade e a saúde do paciente.

Outro ponto importante destacado durante a reunião é com relação ao gasto das prefeituras. Hoje, elas pagam valores muito altos para o transporte de pacientes e, fazendo parte do Consórcio, pagarão o valor de R$ 0,25/mês por habitante, sem gastos extras com o transporte. O custo será menor, com a contra partida de um atendimento com mais qualidade. O SAMMU Regional trabalhará em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. O local já foi escolhido pela prefeitura de Ponte Nova e está aguardando uma definição da SES/MG, que realiza estudo técnico da área. A previsão é de que tudo esteja funcionando no segundo semestre de 2015.

“O SAMMU irá tirar das mãos das prefeituras a responsabilidade do transporte e remoção dos pacientes, que ficará a cargo da Rede de Urgência e Emergência, gerida pelo CISLESTESUL, com o apoio dos Governos Federal, Estadual e Municipal, tanto na parte financeira quanto de gestão. Haverá um salto qualitativo na prestação do serviço de saúde”, finaliza Guto Malta/Presidente do Consórcio.

Estiveram presentes, à reunião, Maria de Fátima Alves Costa e Ariadner Salomão Lanna Magalhães, ambas da GRS Ponte Nova, prefeitos, o advogado do Consórcio, Eyer Nogueira, além de demais convidados que atuam no poder público, na área da saúde.

Clarissa Guimarães

Assessora de Comunicação da AMAPI

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.amapi-mg.org.br

(31) 3881.3408

Leia mais ...

Dia da Árvore será comemorado com 2 ações ambientais

A Prefeitura de Ponte Nova, através da Secretaria de Meio Ambiente, vai celebrar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, com duas ações ambientais. 

Amanhã (19), haverá o plantio de 300 mudas de Goiaba Paluma na horta do Complexo Penitenciário. Já no domingo (21), ação consiste na distribuição e plantio de mudas de árvores na beira-rio. Também será feita a limpeza das margens do Rio Piranga.

O evento é uma realização da Prefeitura, Ong Puro Verde, Dmaes, Faculdade Dinâmica, Codema, Projeto Rio Piranga e Café Piranga. São parceiros deste evento a Polícia Militar, Guarda Mirim Estrela Radiante e Rotary Interact Club.

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Projeto Rio Piranga será apresentado em Antonina (PR) em encontro nacional

A Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina/Ademadan realiza nos dias 22, 23 e 24 deste mês, na cidade de Antonina (foto de vista parcial), no Paraná, o Seminário Nacional Diálogos para implantação da Nova Lei Florestal (Lei 12.651/2012 modificada pela Lei 12.727/2012). O encontro receberá cerca de 20 projetos patrocinados pela Petrobras, incluindo o Projeto Rio Piranga, que será representado pelo Secretário Geral da Organização Ambiental Puro Verde, ambientalista Ricardo Motta. 

            O Seminário terá sua abertura na segunda-feira, dia 22, no Teatro Municipal de (*) Antonina, às 19h quando estarão presentes autoridades locais, gestores de Projetos da Petrobras e os representantes dos projetos patrocinados pelo governo federal, selecionados em 2012, como é o caso do Projeto Rio Piranga, iniciativa da ONG Puro Verde. No dia 23 de setembro, terça-feira, entre 19 e 21 horas, mostra de vídeos de projetos socioambientais que contribuem com a implantação da nova lei florestal. Este evento está marcado para o Trapiche Feira Mar e na sede da Ademadan.

         Durante o dia 23 de setembro, no Teatro Municipal serão realizadas duas mesas redondas, com a participação de especialistas do Ministério do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e representantes do MST/Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Na quarta-feira, 24 de setembro, pela manhã nova mesa redonda, desta vez sob a responsabilidade de Gislaine Garbelini, do Programa Petrobras Socioambiental, que debaterá com representantes de ONGs nacionais e internacionais.

            Na parte da tarde do dia 24 de setembro, mostra de painéis e publicações de Projetos Socioambientais desenvolvidos em diversos biomas brasileiros. A EXPONINA (exposição de Antonina) é de responsabilidade da Secretaria Municipal Fe Turismo e Cultura de Antonina/PR. O Projeto Rio Piranga será conhecido do público nacional através de vídeo e painéis.

 (*) Antonina é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população (Censo IBGE 2010) é de 18.891  habitantes com uma área de 876,551 km². Está situada a 90 km de Curitiba, e a 50 km de Paranaguá. A cidade comemorou 300 anos de fundação, no dia 12 de setembro de 2014.

 

Foto – Ricardo Motta e Gislaine Garbelini (em Brasília, quando do anúncio da Seleção Pública da Petrobras)

 

 

 

Leia mais ...

Têm início as aulas práticas do curso de Salgadeira

Já começaram as aulas práticas do curso de Salgadeira, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) / Formação Inicial e Continuada (FIC), por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semash). Elas acontecem na cozinha do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro de Fátima. O curso, que tem duração de quatro meses, conta com 18 alunas.

 

As aulas têm como objetivo garantir o ingresso imediato ao mercado de trabalho por meio da preparação e capacitação dos alunos quanto ao preparo, à confecção e ao acondicionamento de diversos tipos de salgados tradicionais e finos, levando em consideração as normas e os procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, a qualidade, a saúde, a segurança e a preservação ambiental.

 

Para mais informações sobre os cursos, basta ligar no telefone da Secretaria de Assistência Social: (31) 3817-3353.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

VOLUNTÁRIOS E PROJETOS HUMANIZADOS NO HNSD

O HNSD recebe  diariamente voluntários , que acompanhados pelo Serviço de Psicologia e pela Pastoral da Saúde | HNSD     promovem , a acolhida , a alegria e a humanização.Em 17/9  o projeto" Dr. da Alegria" do Instituto Montessori ,   idealizado pelas professoras Sãozinha Martins e Adriana Oliveira esteve no  Instituto de Nefrologia| HNSD. O Hospital agradece a dedicação e o espírito de solidariedade presente nos voluntários. A instituição está sempre aberto a novos voluntários e a projetos de humanizadores. Ligue para Pastoral da Saúde : 3819 - 2639.

 

Leia mais ...

Alunos da Escola Municipal Dr. Otávio Soares recebem João Mattos e suas fotos históricas

Alunos das Escola Munic. Dr. Otávio Soares recepcionaram o nosso diretor, João Mattos para um bate-papo sobre  nosso Patrimônio Histórico.

Sob olhares curiosos e de admiração, ele expôs em tela várias fotos de edifícios históricos e falou da importância deles para a nossa cidade e nossa memória. Muitos já não existem mais e o objetivo da palestra, segundo o João, é justamente alertar para para preservação dos ainda existentes:

"Devo esclarecer que não sou historiador, sou apenas um "curioso" que busca em nosso passado as belezas arquitetônicas aliadas à sua história. Meus respeitos às professoras Eliane e Umbelina que me supervisionaram durante o evento.
Parabenizo à escola e sua direção na pessoa da Míriam,  pela brilhante iniciativa de despertar em seus alunos o interesse pela preservação de nosso patrimônio histórico e arquitetônico em especial o Hotel Glória que foi o principal foco de minha narrativa".

Completou João Mattos

 

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Notícias Regionais

Brasil e Mundo

Ponte Nova

Colunistas

Serviços

  • Forgot your password?
  • Forgot your username?