Menu

Aprovado Projeto de identificação dos postes do município

Com nove votos favoráveis, um contrário do vereador Antônio Carlos Pracatá (PSD) e abstenção do vereador José Rubens Tavares (PSDB) foi aprovado, na 1ª reunião extraordinária do recesso de julho, ocorrida na quarta-feira (1º), o Projeto de Lei (PL) nº 10/2015 que trata da identificação dos postes instalados no município pela concessionária do serviço público de distribuição de energia elétrica (CEMIG). O PL é de autoria dos vereadores Leo Moreira (PSB), Anderson Azevedo (PTB) e Wellington Neim (PMDB) e segue para a sanção do prefeito Guto Malta (PT).

Antes da aprovação, os vereadores discutiram a proposta de Emenda do vereador Antônio Carlos Pracatá (PSD). Manifestaram-se Anderson, Neim, Leo, Rubinho e Anísio Filho (PT). A identificação, que trata o PL, será por meio de número específico atribuído a cada poste, o que, segundo os autores da iniciativa irá facilitar os serviços na rede elétrica, uma vez que, a solicitação não terá, por exemplo, necessidade de saber o nome da rua.

Pracatá defendeu sua proposta de Emenda explicando que a CEMIG já adota a identificação da rede de distribuição baseada na numeração do imóvel/logradouro. Para ele, se o PL fosse aprovado sem a Emenda, haveria duplicidade de tratamento das informações caso fosse adotado novo critério para o serviço de manutenção da iluminação pública. O vereador ainda destacou que, em razão da identificação pelo número do imóvel, seria desnecessária a numeração de todos os postes, pois tal medida geraria inclusive custos desnecessários para os cofres públicos.

Outra justificativa foi de que a divulgação do número de telefone em cada poste poderia ser substituída com a adoção do mesmo critério utilizado para o serviço de fornecimento de energia, ou seja, a divulgação do número de telefone na própria fatura mensal.

Foram favoráveis ao PL sem a Emenda modificativa os vereadores Anderson, Neim, Leo, Anísio, Geraldo Lula (PDT), Patrícia Castanheira (PTB), Toni do Badalo (PDT), Valéria Alvarenga (PSDB) e Joãozinho Carteiro (PT). A vereadora Marília Rôlla (PSB) justificou sua ausência da reunião. O presidente da Mesa Diretora, José Mauro Raimundi (PP), ou seu substituto vota apenas na eleição da Mesa; quando a matéria exigir, para sua aprovação, o voto favorável de 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara e estejam presentes em Plenário seis vereadores mais o presidente; quando houver empate em qualquer votação no Plenário e nos escrutínios (votações) secretos.

Desde 1º de janeiro de 2015, a manutenção da iluminação pública em Ponte Nova passou a ser competência do Município, cujos serviços são executados por intermédio do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi). As solicitações referentes à manutenção e à troca de lâmpada devem ser feitas pelo telefone 0800 203 1020.

Leia mais ...

Escola Municipal Dr. José Mariano presta homenagem a ex-pracinhas da FEB na pessoa do ex-combatente, Joaquim Saraiva

Mais uma vez  a Escola M. Dr. José Mariano  se destaca  prestando homenagem aos ex-pracinhas da Força Expedicionária Brasileira – FEB na pessoa do Sr. Joaquim Saraiva (92) que lutou na Itália contra as forças do Eixo (Alemanha-Itália-Japão) que dominavam a Europa e Ásia impondo o terror  através do nazi-facismo.

O Brasil enviou aos campos de batalha, cerca de 25.330 soldados no ano de 1944 dentre eles,  vários pontenovenses  sendo que três deles não voltaram para seus lares, são eles:

Cabo Geraldo Elias, natural de Ponte Nova do 11º RI,falecido aos 15/12/44 em Valdibura.

Soldado José de Andrade, natural de Ponte Nova - MG, do 6ºRI, falecido aos 16/12/44 em Torre de Nerone.

Soldado Waldemar Rodrigues, natural de Ponte Nova – MG, do 11º RI, falecido aos 22/04/45 em Samone.

Ao todo, 465 jovens brasileiros que deram a vida pela liberdade, justiça, e democracia, hoje repousam em um monumento dedicado a eles no Aterro do Flamengo na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Os que voltaram aos seus lares,  trouxeram os horrores da guerra, mutilações e os  traumas dos combates  para o resto de suas vidas.

Eu, João Mattos, fui convidado para falar um pouco da participação de nossos heróis no conflito que abalou o mundo.

Expliquei os motivos que levaram à II Guerra Mundial e em especial a formação da F.E.B. e envio de nossos Pracinhas ao velho mundo. Que, muito embora não estavam tão preparados quanto aos combatentes de outras nações, com experiências em outros embates, com treinamento mais aprimorados, lutaram com bravura libertando várias cidades italianas impondo aos inimigos pesadas baixas. Hoje, basta procurar no Youtube sobre o assunto que encontramos inúmeros vídeos alusivos.

Na Itália, a atuação dos brasileiros é levada às escolas  e são considerados heróis, lembrados em comemorações cívicas.

Infelizmente, os italianos sabem mais a respeito da participação do Brasil naquela que foi a maior tragédia humana já registrada do que os próprios brasileiros. Temos a memória curta e não preservamos nossos valores históricos como se deveria preservar.

O Brasil não tem tradição militar em comparação  a muitos outros países. Em  seu hino, o Hino Nacional Brasileiro, cantamos nossa gente, exaltamos nossa natureza,  desnudamos a alma de nosso povo, diferente dos hinos de outras nações que na maioria contam batalhas e conquistas militares. Mas enganaram-se aqueles que acreditavam que não lutaríamos com fervor. Zombavam dizendo  que  era mais fácil a “cobra fumar” que o Brasil ir à guerra na Europa e lutar contra a opressão nazista... pois a “cobra fumou” (símbolo da FEB a imagem da cobra fumando) e nossos valorosos soldados  honraram  uma das estrofes do símbolo nacional:

“Mas se ergue da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora a própria morte.”

A Dr. José Mariano se destaca como uma escola que se inova cada vez mais produzindo conhecimento e despertando em seus alunos o verdadeiro sentido de civismo e cidadania. Os louros se estendem também às outras escolas municipais de Ponte Nova que, à sua maneira, com criatividade e determinação, driblam as adversidades e fazem acontecer.

Como eu já disse em outras ocasiões, aqui, em nossa cidade, o paradigma que escola pública é sinônimo de ineficiência, estagnação, falta de compromisso, caem por terra. Sou testemunha do profissionalismo, da vontade de acertar e levar um ensino de qualidade às crianças de todo município. Já estive em outras escolas municipais e  por isso tenho propriedade em minha afirmação. O investimento no ensino de qualidade deveria ser  primazia não só em Ponte Nova mas em todo Brasil.

A emoção apertou o coração do homenageado, quando este recebeu das mãos de um dos alunos, a medalha que dizia: “Honra e Gratidão ao ex-combatente “Sargento Saraiva”. Alunos da E.M. Dr. José Mariano. Ponte Nova, 3 de Julho de 2015.”  Do corpo docente, a oferta de uma placa em metal também o homenageando.

O livro “O Menino do Dedo Verde” de Maurice Druon, foi meu presente a cada criança. Espero que todos o leiam e principalmente difundam os ideais do Tistu, uma criança e suas ações que sintetizam o objetivo de todo pacifista.

Fica aqui então meus agradecimentos à equipe da Escola Municipal Dr. José Mariano na pessoa de sua diretora, Vânia Drumond, pelo convite para que eu pudesse proferir algumas palavras sobre o importante assunto de nossa história. Parabenizo à Secretaria Municipal de Educação por incentivar e dar liberdade aos estabelecimentos de ensino para que possam nos brindar com momentos tão especiais como este que eu vivi, ao lado do meu amigo Sargento Joaquim Saraiva, herói nacional.

Para fotos, acesse o link abaixo:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.860867483990895.1073741883.100002029544220&type=3

Por João Mattos

 

Leia mais ...

Prefeitura realiza evento simbólico para comemorar a aprovação do Plano Decenal de Educação

Aconteceu, na tarde de 01/07, no gabinete do prefeito Guto Malta, evento simbólico que celebrou a finalização do Plano Decenal Municipal de Educação (PDME), com entrega de certificado para a equipe que participou da elaboração do documento. Servidores da área de Educação do Estado e do Município, vereadores, secretários e servidores municipais puderam comemorar a aprovação do plano dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação, que se findou em 24/06. A elaboração do PDME é preconizada pela Constituição Federal, em seu artigo 214, que o define como um documento que estabelece diretrizes, objetivos, metas e estratégias que assegurem a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades.

PDME: destaque para o apoio da Câmara para aprovação do documento em tempo hábil

O prefeito Guto Malta traduziu o PDME como o resultado de um trabalho em rede. “Estamos dentre as poucas cidades do Brasil que conseguiram aprovar e sancionar o plano na data estabelecida. Quanto à elaboração do documento, estou certo em dizer que respeitou-se integralmente o que foi deliberado em todas as instâncias sociais, fazendo valer a participação popular”, disse. Guto também citou a importância da construção de parcerias, do diálogo aberto e do compartilhamento de ideias, para que problemas e falhas, sobretudo os educacionais, sejam superados. “Tenho a convicção de que nosso futuro, com o PDME, será outro daqui a 10 anos”, finalizou.

 

Certificação: envolvidos na elaboração do Plano receberam certificado pela participação no processo

A secretária municipal de Educação, Vanice Lourenço, destacou o empenho e a sensibilidade da Câmara Municipal em aprovar o plano em tempo hábil. A gestora agradeceu pessoalmente ao presidente da Câmara, José Mauro Raimundi e aos vereadores Anísio Filho e Marília Rolla, presentes ao encontro. “Mesmo tendo um tempo menor para se debruçar sobre o conteúdo, a maioria dos vereadores teve a consciência da importância do documento e a certeza de que se trata de um material alinhado com o Plano Nacional, feito a várias mãos e amplamente discutido”, pontuou. Vanice ainda referiu-se ao PDME como uma lei viva, que deve ser acompanhada e aprimorada dia a dia. “Trata-se de plano ousado, que não corrobora com a mesmice e o continuísmo”, enfatizou.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Frances Lopes, ressaltou que o plano começará a ser trabalhado imediatamente, e que cada meta e estratégia acordadas terão um plano de ação próprio. Ao final do evento, os envolvidos na confecção do plano receberam o certificado de elaboração, adequação e participação em audiência pública.

Também compareceram à cerimônia simbólica os secretários Paulo Roberto dos Santos (Planejamento e Desenvolvimento Econômico/Seplade), Maria do Carmo Santos (Governo/Segov), e Cláudia Lima de Paula (Gestão e Recursos Humanos/Segerh), além da chefe de Gabinete, Michelle Guimarães, e do assessor de gabinete, João Batista Xavier.

 

--

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Programação do Festival de Inverno será anunciada durante coletiva nesta segunda

Na próxima segunda-feira (06/07), a Prefeitura de Ponte Nova realizará, às 11h, no saguão do prédio municipal, uma coletiva de imprensa para anunciar, oficialmente, a 9ª edição do Festival de Inverno da cidade, que acontecerá de 16 a 26 de julho com diversas atrações culturais espalhadas por diferentes locais da cidade. Shows, exposições, oficinas, peças de teatro e dança integram a programação do evento. Serão 11 dias de efervescência cultural.

A Prefeitura convida toda a imprensa e profissionais da comunicação, além de outros interessados, para participar da coletiva sobre o festival. A atração principal do evento – show com artista de renome nacional – será anunciada durante a coletiva, onde também será divulgada a programação completa do festival. “Entre Faces: cultura e tradição” é o tema da edição deste ano.

“A proposta é mostrar as múltiplas faces culturais da cidade, potencializar o diálogo entre as diferentes manifestações culturais. Diversidade, experimentação, relação, descentralização e identidade são as faces que queremos abordar nas reflexões e práticas artísticas e culturais que nos afetam, nos pertencem e nos transcendem”, informa o secretário municipal de Cultura e Turismo, Emerson de Paula.

Oficinas

Estão previstas várias oficinas de dança na programação do festival, como de artesanato, dança e outras. Haverá oficinas nas escolas e também nas comunidades rurais. As inscrições, para as oficinas que acontecerão no centro urbano, estão sendo realizadas na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semct), localizada na Avenida Caetano Marinho, nº 91. Mais informações, podem ser obtidas pelo telefone 3817-3440.

Já as oficinas nas comunidades rurais serão oferecidas, inicialmente, apenas para os moradores das comunidades onde acontecerão as atividades. A mobilização para as inscrições está sendo feita pela Emater de Ponte Nova.

Veja no anexo a programação das oficinas. 

--

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Fast Food sedia hoje o “Prato do Dia”; confira como foi no Mistura Fina

A programação não para! O “Prato do Dia” desta quinta-feira (02/07) acontece no Fast Food. Este novo estabelecimento de Ponte Nova, localizado estrategicamente no meio do bairro Palmeiras, concorre na categoria “Botecos” com o prato Botecando. A noite terá ainda show com o grupo Samba de Três, além do sorteio de brindes. Venha participar!

 

 

PRATO DO DIA – FAST FOOD

 

Categoria: Botecos

Data: 2 de julho

Horário: a partir de 19h

Prato: Botecando

Ingredientes: costela suína ao molho barbecue com batata frita, coberta com bacon e queijo mussarela ralada, acompanhada de molho de cebola agridoce

Valor: R$ 25,90

Endereço: Av. Francisco Vieira Martins, 508, loja 07 - Palmeiras

Telefone: (31) 3881-6512

Atração musical: Samba de Três

 

-----------------------------------------------------------------

 

Prato do Dia no Mistura Fina

 

Nesta quarta-feira (01/07), o “Prato do Dia” aconteceu no Mistura Fina, em Palmeiras. Mais uma vez, o evento foi um sucesso total, com lotação máxima no estabelecimento e rua interditada devido ao grande número de pessoas. Os clientes experimentaram o prato “De Tudo um Pouco” e curtiram o show de Ageu e Laisson. Confira abaixo algumas fotos do evento.

 

Leia mais ...

Vereador fala de intervenção na creche do Novo Horizonte

Na Palavra Livre de 29 de junho, o vereador Anderson Azevedo (PTB) comentou recente conversa com o prefeito Guto Malta (PT) quanto à necessidade de uma nova capina na região da creche do bairro Novo Horizonte. De acordo com Anderson, em reunião recente com a diretora da creche e o prefeito, ficou decidido que, no período de férias, vai ter uma intervenção para resolver em definitivo o problema do mato no local, assim como o alagamento no entorno do prédio.

Leia mais ...

PREFEITURA DE ACAIACA REALIZA OBRA DE GRANDE PORTE

O prefeito Jose Calixto Milagres, deu a ordem de serviço para o inicio das obras de pavimentação asfáltica nas Ruas Ubá, Joaquim André, José Ramos, Ernesto Machado e Praça Efigênio Barbosa, que estão sendo realizadas pela empresa 3T Construções. 
Estas obras terão um ganho social muito grande aos moradores, além da valorização dos imóveis nas localidades citadas.
Mostrando que a Prefeitura de Acaiaca, esta atenta às demandas da população, mais obras serão realizadas em breve.
Esta é mais uma ação em parceria com o Deputado Federal Rodrigo de Castro e o ex Secretário de Governo, Danilo de Castro, que não mediram esforços para a celebração do Convênio nº 759/2014/SEGOV.
O asfaltamento das referidas ruas é feita em CBUQ, espessura de 4cm a quente. Este asfalto é de qualidade e de durabilidade maior. A referida obra esta sendo acompanhada pelo serviço de engenharia da Prefeitura de Acaiaca, através do engenheiro Jóber Fernandes e toda a equipe da Secretaria Municipal de Obras

ASCOM – Acaiaca

Wesley Moreira

Leia mais ...

Grupo Bartofil continua investindo na cultura em Ponte Nova !

Esteve visitando neste 01/07, a sede da Banda Santíssima Trindade, Márcio Bartolomeu, um dos diretores da Bartofil, empresa patrocinadora que direciona parte do seu Imposto de Renda devido aos projetos da Corporação através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Ainda ontem, 30/06, foram depositados em contato corrente, o montante de R$100.000,00, que serão aplicados em instrumentos musicais, oficinas, vestuário etc.

Estavam presentes às aulas de música, aproximadamente... 70 alunos na ocasião. Todos com seus respectivos monitores com supervisão do maestro José Paulo Jose Paulo Gomides.

"Agradecemos mais uma vez à Bartofil, pela confiança e amizade que nos dedica e convidamos outras empresas que queiram participar de nossos projetos, direcionando parte de seu I.R. Informações direto no nosso site:

www.bandasantissimatrindade.com.br", ressaltou João Mattos- Presidente da Corporação.

 

Foto: Alunos da Corporação Santíssima Trindade. No centro da esq. para dir., Márcio Bartolomeu (Bartofil) e João Mattos (presidente). Na estrema esquerda, como banner, a diretora pedagógica, Maria Gorete. Na outra extremidade, o maestro Jose Paulo Gomides

 

Leia mais ...

Mulher cortou a barriga da grávida com "gilete" para retirar a criança

Na delegacia de Ponte Nova, Gilmária Silva Patricinio, 22 anos,  confessou ter matado Patrícia Xavier  da Silva, 21 anos, grávida de 9 meses, para retirar a criança. Segundo ela, disse que queria ficar com a criança. E contou que usou giletes para abrir a barriga de Patrícia. Para isso Gilmária, levou Patrícia até a construção abandonada e desferiu uma paulada na cabeça da mesma, fazendo com que patrícia desmaiasse e em seguida a amordaçou e amarrou os braços e os pés de Patrícia.

Após retirar a criança da barriga da mãe, Gilmária abandonou o corpo de Patrícia, e colocou a criança juntamente com a placenta dentro de uma sacola e abandonou o local.

Gilmária contou que saiu do local e nas proximidades pegou um taxi, indo direto para sua casa no Bairro Pacheco e em seguida acionou o Corpo de Bombeiros dizendo que teria dado a luz a uma criança, sendo que os Bombeiros compareceram no local, cortaram o umbigo da criança, e mãe e filho foram conduzidos até o Hospital Nossa Senhora das Dores, onde a criança recebeu atendimento e foi liberada.

Gilmária disse que conseguiu levar Patrícia até o local dizendo que teria muitas roupas de criança e um berço para doa- lá, e chegando ao local, Patrícia foi convencida a entrar a casa abandonada. Em seguida ela levou Patrícia até atrás de um muro onde a acertou com uma paulada fazendo a desmaiar. Em seguida ela colocou Patrícia em baixo de uma caixa d’água existente no local e voltou até a laje onde pegou as giletes e uma fita adesiva de plástico e a amordaçou, e m seguida realizou o corte retirando a criança.

Gilmária disse, e a mãe de Patrícia confirmou que as duas eram amigas, e que inclusive Gilmária já teria colocado um piercing na barriga de Patrícia.

Gilmária contou que precisava de uma criança, porque dizia ao seu atual marido que ela estava grávida, e pela proximidade das duas ele resolveu então tirara acriança de Patrícia.

Um andarilho que dorme no local também está detido, mas alega não ter participado do crime e não sabe contar direito o que aconteceu, contando algumas versões.

Na tarde de 01/07, a Polícia Civil levou Gilmária e o Andarilho para reconstituição no local.

Como chegaram a Gilmária.

Segundo o delegado  Silvério, detetives já estavam investigando, porque houve uma informação que na sexta-feira havia entrado no hospital uma criança que havia nascido por parto normal, e através das câmeras de seguranças, viram quando Gilmária chegou e saiu do hospital ainda na sexta feira.

Já na manhã de 01/07, Gilmária retornou com a criança ao hospital, quando um médico a reconheceu e percebeu que ela não apresentava características de uma mulher que havia tido uma gestação recente. O hospital comunicou os policiais, que imediatamente foram ao local, e ao conversar com Gilmária, a mesmo não soube explicar sobre a criança. Ela foi conduzida até a delegacia e pedido sua prisão temporária. Em seguida ela confessou o crime.

O menino que recebera o nome de Bernardo, segundo a polícia esta em lugar seguro sob a custodia do Juizado de Menores de do Conselho Tutelar, e justiça decidira se ficará com o pai ou com outros faliliares.

Gilmária poderá responder por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e seqüestro.

 

Fonte:Unidade Notícias

Leia mais ...

Corpo de Bombeiros de Ponte Nova fala como encontrou o corpo de Patrícia

Em 30/06, terça-feira, às 13:45 horas, o Corpo de Bombeiros de ponte nova logrou êxito ao desvendar o desaparecimento da jovem de 21 anos, Patrícia da Silva Xavier, grávida de nove meses de gestação que estava desaparecida desde as 09:00 horas da sexta-feira dia 26/06/2015.

A equipe de plantão do dia iniciou as buscas após denúncia de que o corpo da jovem estava jogado no lixão próximo à cabeceira da pista do aeroporto de Ponte Nova.

O chefe de serviço dos Bombeiros, Sargento Clayton, montou um sistema de comando de operações e diligenciou duas equipes de buscas.

Enquanto a primeira equipe seguiu as pistas da denúncia no aeroporto, a outra equipe buscou informações com familiares sobre as últimas notícias da vítima e deu início às buscas na região da fazenda da Estiva, local em que mora uma pessoa que havia visto a jovem pela última vez. Foram feitas buscas nos arredores da fazenda, entrevista com pessoas, acesso à imagens de câmeras de segurança e monitoramento e uma varredura, desde a fazenda até o local em que foi encontrada.

No local, antiga lavanderia do Hospital Hrnaldo Gavazza, os militares do Corpo de Bombeiros descobriram o cativeiro em que Patrícia foi mantida, no local haviam roupas, comidas e uma espécie de cama.

Após a equipe encontrar o local, o Sgt Clayton, com a experiência ao longo dos seus 26 anos de serviço prestados ao CBMMG, reuniu as equipes para que fizessem uma varredura no local, pois haviam vestígios de que o corpo seria encontrado ali naquele prédio.

Nesta varredura, o corpo da grávida foi encontrado, com mãos e pernas amarradas, amordaçada, e com as vísceras expostas, e sem o bebê.

A Polícia Militar foi acionada, tendo sido comandada pessoalmente pelo comandante de Ponte Nova e as investigações das causas e do paradeiro do bebê ficaram a cargo da equipe da policial civil chefiada pelo delegado Dr. Silvério e o laudo técnico emitido pelo perito Leonardo. O corpo seguiu para o IML para providências cabíveis.

Participaram da equipes Bombeiros sob comando do Sgt Clayton; Cb Leonardo, Cb Marinho, Sd Lanna, Sd Batista, Sd Felisberto e Sd Avelino. As informações do Cabo Leonardo

image[3]

Cabo Leonardo, explicando a imprensa como foi o encontro do corpo

 

Fonte: Unidade Notícias

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Notícias Regionais

Brasil e Mundo

Ponte Nova

Colunistas

Serviços

  • Esqueceu sua senha?
  • Esqueceu seu usuário?