Menu

Plano de Manejo de Capivaras começa a ser executado

A Prefeitura de Ponte Nova, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), iniciou, na última segunda-feira (28), a execução da primeira etapa do Plano de Manejo de Capivaras. A ação consiste em examinar os animais para verificar a presença da Rickettsia rickettsii, bactéria causadora da febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela. Os serviços estão sendo realizados pela empresa Zoovet Consultoria, de Belo Horizonte.
O procedimento, realizado por médico veterinário com licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), consiste na aplicação de sedativo, captura do animal sedado, transporte do para uma gaiola e coleta de sangue e carrapatos. A captura ativa é feita por meio da projeção de dardos anestésicos com uso de zarabatana.

Os trabalhos estão sendo acompanhados por uma bióloga que analisará o material de coleta nos laboratórios da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Após a coleta o animal é solto novamente no mesmo local onde foi capturado, sem quaisquer danos ou ferimentos.


Segundo a assessora de Serviços Urbanos e Meio Ambiente da Semam, Ana Luiza Bomfim, há cerca de 50 capivaras vivendo na área urbana de Ponte Nova, nas margens do Rio Piranga, conforme estudos realizados. “Com o Plano de Manejo, os animais sadios serão retirados da área urbana e transportados para o Parque Natural Municipal Tancredo Neves (Passa-Cinco), onde viverão em um local mais adequado e propício ao bem-estar de sua população”, explicou. 

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3817-1980 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Tem início o Seminário de Formação de Professores

Acontece, de 28 de junho a 7 de agosto, o  I Seminário Municipal de Formação de Professores de Ponte Nova. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e conta com palestras e minicursos voltados para professores, com foco na temática “Teoria e Prática Pedagógica em Sala de Aula”. A abertura do seminário aconteceu nesta segunda-feira (28), na sede social do Palmeirense, e reuniu centenas de servidores da Rede Municipal de Ensino.

Formação de Professores: servidores municipais participam da capacitação

A realização do evento foi pensada a partir do pressuposto de que o saber docente não é formado apenas de prática, mas também de fundamentação teórica. Segundo a secretária municipal de Educação, Vanice Giardini, um bom professor vai se formando na relação entre reflexão e ação, tornando possível a busca de novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos. “Essa formação continuada vai permitir que haja uma confluência entre aquilo que pregamos e aquilo que fazemos, refletindo significativamente no trabalho em sala de aula”, pontuou.

 Seminário: temática envolve a integração entre teoria e prática na educação

 O prefeito Guto Malta, presente à abertura do seminário, chamou a atenção dos presentes para o grande desafio que é qualificar a educação pública brasileira: “Precisamos nos preparar para garantir uma educação que dialogue com todos - alunos, família e comunidade - para que tenhamos uma escola laica, plural, inovadora e inclusiva”.  

 O primeiro dia de seminário teve como ponto alto a palestra do educador Júlio Machado, referência em desenvolvimento humano, qualidade de vida, relacionamento interpessoal e sexologia educacional, autor de diversos livros na área. Em suas palavras, Júlio ressaltou que os professores devem continuar sendo alunos e aprenderem continuamente com as mudanças, sobretudo aquelas ligadas à tecnologia. “Os profissionais da educação devem incorporar à sua realidade as propostas pedagógicas que surgem e não apenas camuflar práticas e pensamentos velhos com uma roupagem nova”, pontuou. 

 Palestra motivacional: Júlio Machado defende a modernidade sem a perda de valores

Além disso, o palestrante reforçou a ideia de que a escola precisa ter tradição, apesar de toda a modernidade na qual ela se insere. “Isso não quer dizer que a escola deva ser arcaica ou conservadora, mas sim que ela deve continuar sendo o fio de continuidade que entrega valores de geração em geração”.

Também participaram da abertura do I Seminário Municipal de Formação de Professores: o presidente do Conselho Municipal de Educação, Frances Lopes; a assessora da Semed, Magna Dias; a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Miquelina Martino Moreira dos Santos, Maria Aparecida Fraiz Botelho; a coordenadora do Cemei Nossa Senhora Aparecida e Passo a Passo, Luciana Lima de Paula Almeida; a especialista da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, Eliliane Cacilda Esperidião; a diretora da Escola Municipal Senador Miguel Lana, Maria Auxiliadora Simplício Tonhela; e a professora da Escola Municipal Jerônimo Pinto de Godoy, Dalva Maria Pinto Fernandes Freitas.

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3817-1980 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

DOAÇÕES AO CENTRO DE TRATAMENTO DO CÂNCER | HNSD

O produtor rural Élcio Martins  da cidade de Santa Cruz do Escalvado, no dia 28/7 fez uma doação de R$ 2.000,00 ( dois mil reais) ao Centro de Tratamento do Câncer| CTC . “ A minha doação é fruto da vontade de ajudar o HNSD a  manter o Centro de Tratamento  e dar esperanças para muita gente." Comenta o voluntário doador.  

 A Central de Captação de Recursos  / CECAR   arrecada doações para melhoria dos serviços oncológicos do hospital e para  construção da Casa de Apoio ao paciente com câncer. Os  doadores podem fazer suas doações através do boleto da Cemig, ou  boleto bancário, fazendo contato pelo  telefone: (31) 3819-2690 –ou pelo E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Também no final do mês as Lojas Maçônicas de Ponte Nova, farão um jantar beneficente onde a renda será doada  ao Centro de Tratamento do Câncer. Os ingressos estão sendo vendidos a  R$ 40,00 e podem ser adquiridos no hospital pelo telefone: 31 38192639.

Foto:  Lidiane Januário Supervisora CECAR , Antônio Luiz Lanna – Provedor HNSD e o Sr.Élcio Martins Doador.

 

Leia mais ...

Leo Clube apoia Blitz Educativa

O LEO Clube de Ponte Nova apoiou, no dia 26 de julho, a campanha Blitz Educativa promovida pelos Discípulos do Tempo Moto Clube de Ponte Nova (DTMC) nos arredores da Praça de Palmeiras, sendo distribuídos panfletos sobre o trânsito correto. A ação teve como principal objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas acerca dos cuidados na condução de veículos. Esta é a 6ª edição realizada pelo Moto Clube durante a Semana do Motociclista.    

A falta de atenção e comportamentos inadequados é o principal causador de acidentes, até mesmo com vítimas fatais em nossa cidade. Portanto, é importante alertar e incentivar os motoristas, ciclistas e população em geral para as boas práticas no trânsito.

A palavra LEO é a sigla utilizada para definição de LiderançaExperiência -Oportunidade. LEO Clubes são grupos de serviços voluntários juvenis, patrocinados pelos Lions Clubes locais, sob a égide de Lions Clubs International. São Clubes que existem em mais de 139 países do mundo e realizam atividades em prol da cultura, cidadania e outras mais, ampliando conhecimentos e horizontes através da dedicação ao serviço filantrópico.

 

 

 

Atenciosamente e

LEOísticamente;

Renan Saraiva Lessa

Assessoria de Comunicação

LEO Clube Ponte Nova MG

Distrito LEO LC-12

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(31) 8876-6073

Leia mais ...

Casa cheia no terceiro “Prato do Dia” do BBC 2014

O Japa Sombrero, competindo na categoria “Bares/Restaurantes”, sediou na última sexta-feira (25/07) o “Prato do Dia” do Bar, Boteco & Cia 2014. Centenas de clientes passaram pelo local para experimentar o prato “Japa Mineiro”. Houve ainda apresentação teatral, sorteio de brindes e ações das empresas parceiras. Na parte musical, o show foi de Rony Kid e Toni Junior.

O próximo “Prato do Dia” será na quarta-feira (30/07), no Zero Grau.

 

 

Leia mais ...

Distrito de Alvinópolis é asfaltado

O distrito de Fonseca, em Alvinópolis, teve o asfalto concluído na última semana. Essa obra já era esperada, há tempos, pela comunicade e foi um grande desafio, conforme declaração do prefeito municipal, Milton Ayres de Figueiredo, “pois a empresa que estava efetuando o trabalho não terminou e a prefeitura teve de contratar outra para finalizar e melhorar a qualidade do asfalto que estava sendo feito”, relata nota enviada pela assessoria de imprensa do município.

Com informações e fotos de Claudeci Barbosa/Assessor de Imprensa da Prefeitura de Alvinópolis.

Clarissa Guimarães

Assessora de Comunicação da AMAPI

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.amapi-mg.org.br

(31) 3881.3408

Leia mais ...

Variante sobre o rio Gualaxo é interditada novamente

Na tarde do dia 27 de julho, domingo, a variante que foi construída ao lado da ponte sobre o rio Gualaxo (KM 43 da MG 262) foi interditada, novamente. O problema foi ocasionado devido às chuvas que do final de semana que transformara a terra em barro, bloqueando em definitivo a passagem de carros e caminhões.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual não há previsão de quando a pista será, novamente, liberada. Por conta disso, os motoristas deverão utilizar os desvios já conhecidos para chegarem à Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana e Ponte Nova.

Entenda o caso

Em 9 de maio, o condutor de um caminhão tanque perdeu o controle da direção e caiu no rio Gualaxo, perto das cidades de Mariana e Acaiaca. Segundo a polícia, o veículo estava carregado com 15 mil litros de diesel e houve várias explosões após a queda. O acidente ocorreu no km 44 e o trecho foi fechado nos dois sentidos. Com o acidente, apareceram trincas na estrutura da travessia e uma grande fissura se abriu na pista.

 A alternativa encontrada por motoristas que precisam chegar à Belo Horizonte, passando por Ponte Nova, Acaiaca e/ou Mariana, foi fazer um desvio por estrada de terra.

Opções de desvio

Opções de Desvio para Veículos Pesados e Caminhões:

Belo Horizonte - Ponte Nova:

Opção – 1: BR-381 no sentido João Monlevade, depois seguir pela BR-262 até próximo a Rio Casca, onde deverá entrar na MG-329 até Ponte Nova. Extensão: 220 km.

Opção – 2: BR-356 no sentido Ouro Preto, depois na MG-262 sentido Mariana, depois seguir em direção a Catas Altas e Santa Bárbara pela MG-129 até o entroncamento com a BR-381 em João Monlevade, em seguida entrar na BR-262 até próximo a Rio Casca, onde deverá continuar a viagem pela MG-329 até Ponte Nova. Extensão: 360 Km.

Opções de Desvios para Veículos Leves – Passeio

Belo Horizonte - Ponte Nova:

Opção – 1: No km 68 da MG 262, em Mariana, entrar à direita no sentido ao distrito de Padre Viegas, depois por 11 km até distrito de Barro Branco, a partir deste ponto seguir por 16 km não pavimentados até Diogo de Vasconcelos, onde deverá seguir viagem por 18 km pavimentados até o entroncamento com a MG-262, seguindo então à direita por mais 38 km até Ponte Nova. Extensão: 203 Km.

Opção – 2: No km 48 da MG 262 acessar a via para o distrito de Furquim, onde deverá seguir por 11 km em trecho não pavimentado até Acaiaca, onde deverá seguir o caminho por 6 km pavimentados até o trevo com a MG 262. Seguir à esquerda sentido Ponte Nova por 38 Km. Extensão: 202 Km.

Com informações do DER.

Foto: Tatiana Andrade

Clarissa Guimarães

Assessora de Comunicação da AMAPI

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.amapi-mg.org.br

(31) 3881.3408

Leia mais ...

8º Festival de Inverno de Ponte Nova -Encontro de Bandas em Ponte Nova

Foi realizado neste domingo, 27/07 o Encontro de Bandas promovido pela prefeitura Municipal de Ponte Nova.
Compareceram ao evento a Corporação Musical União 7 de Setembro, Corporação Musical Santíssima Tri...ndade (ambas de Ponte Nova) e a Corporação Musical N.Sra. do Amparo de Amparo do Serra. Na ocasião foi feita uma justa homenagem ao fundador da SS Trindade, sr. José Carlos Itaboray (Zizi) que também teve participação marcante nas demais corporações. Ver mais
Leia mais ...

Puro Verde participa de reunião do IEF em Santo Antônio do Grama visando a proteção de animais silvestres

 

            Na quarta-feira, 23 de julho de 2014, técnicos do IEF do escritório de Juiz de Fora, Érico Furtado (médico veterinário) e Sara Reis (bióloga) participaram de reunião com proprietários da Fazenda Vitória, em Santo Antônio do Grama, para discutir a possibilidade de credenciamento de um viveiro que serviria com um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), que após aclimatação seriam soltos em uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS).

            A proprietária Maria das Graças Polesca e seu filho Marcelo Polesca, que é ambientalista e membro do CBH Piranga, já obtiveram credenciamento do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para o ASAS e buscam agora aprovação para o viveiro de aclimatação. Este decisão sairá nos próximos dias, após avaliação dos técnicos do IEF.

            A reunião teve a participação do Secretário Geral e do Diretor de Atividades Culturais da ONG Puro Verde, Ricardo Motta e Felipe Polesca Soares, além de Henrique Delvaux, Coordenador Administrativo do Projeto Rio Piranga, que é executado pela Organização Ambiental Puro Verde. Os representantes da ONG levaram como demanda a possibilidade de captura de um macaco (*) bugio ou barbado, que está vivendo no perímetro urbano de Ponte Nova (veja foto recente tirada por Ricardo Motta), para posterior soltura em local adequado.

            Os técnicos Érico Furtado e Sara Reis informaram que o IEF já trabalha com a fauna em Minas Gerais, em parceria com o IBAMA. Os dois fizeram vistoria no viveiro e no terreno onde os animais serão soltos na natureza, levando boa impressão. Orientaram os representantes da ONG Puro Verde quanto aos procedimentos para a captura e soltura do macaco bugio, que hoje está ficando estressado e invadindo varandas das residências, servindo de presa fácil do homem ou de cães ferozes.

(*) O bugio, também conhecido como guariba ou macaco uivador possui uma vocalização na forma de um assustador rugido coletivo que pode ser ouvido de longas distâncias; se algum desavisado não souber que se trata de um pacato macaco de aproximadamente 9 quilos (macho

Leia mais ...

Ponte Nova- PM prende traficantes e apreende quase 7KG de maconha

Em 25/08, por volta das 19h30min, policiais militares da equipe do tático móvel apreenderam 6,730 Kg de maconha e  09 papelotes de cocaína. A droga foi encontrada no interior de uma residência situada no Bairro Primeiro de Maio/ Ponte Nova-MG. Dois traficantes foram presos, e segundo eles a droga foi adquirida na comunidade da “Maré”, Rio de Janeiro/RJ.

A PM chegou até aos traficantes através da colaboração da sociedade que denunciaram anonimamente que V.P.C., 27 e R.J.D., 25, estariam comercializando drogas, e que a substância entorpecente estaria guardada na residência de Vicente, á Rua São Sebastião, Primeiro de Maio.

De posse das informações a equipe deslocou para o local, logrando êxito na abordagem dos envolvidos. Após serem submetidos à busca pessoal, a PM deslocou a até a residência de Vicente a fim de localizar a droga.

Cientificaram a genitora do infrator a cerca da denúncia, tendo o acesso franqueando a fim de efetuar a busca domiciliar. Ao efetuar as buscas foram encontrados 04 tabletes de maconha prensada atrás do guarda roupa pesando um total de 6,424 quilograma; dentro do travesseiro foram encontrados outro tablete de maconha pesando 280 gramas e mais duas buchas da mesma substância pesando 24 gramas; dentro de um tênis foram encontrados 09 papelotes de cocaína.

Os materiais foram apreendidos juntamente com Vários saquinhos de chup-chup (utilizados para dólar entorpecentes) e uma caderneta com anotações do comércio ilícito de entorpecentes. Segundo os envolvidos a droga foi adquirida de um indivíduo residente em uma periferia conhecida por “Maré”, no estado do Rio de Janeiro. Os autores foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

 

 

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Notícias Regionais

Brasil e Mundo

Ponte Nova

Colunistas

Serviços

  • Forgot your password?
  • Forgot your username?