Menu

Roteador D-Link tem porta aberta para entrada de hackers; atualize seu firmware

Roteador DIR-615, da D-Link, estava com uma porta de entrada aberta para cibercriminosos há cerca de um ano. De acordo com uma denúncia recebida pelo TecMundo, um backdoor no firmware do roteador permitia o acesso via Telnet, um protocolo de rede utilizado para proporcionar melhorar a comunicação. Usuários brasileiros do roteador precisam atualizar o dispositivo de maneira urgente — consumidores do Brasil e Taiwan foram afetados.

Se você possui o roteador D-Link DIR-615, atualize-o com urgência

"Trata-se de uma forma de acesso indevido com privilégios administrativos aos roteadores com os firmware afetados, sem o conhecimento do proprietário do dispositivo", segundo o pesquisador Oliveira Lima, da StoneLABS. Lima nota que a D-Link recebeu o aviso sobre o problema há cerca de um ano, mas apenas agora o problema foi corrigido: "A D-link levou 1 ano para corrigir o problema em questão e acredito que o backdoor estava presente desde do lançamento do firmware".

Apesar da correção, a questão ainda é grave: as pessoas não atualizam os próprios roteadores. A parcela de usuários que realmente faz o download de patches e atualiza o dispositivo é pequena, por isso, boa parte das pessoas que usam o roteador DIR-615 estão expostas aos cibercriminosos.

  • Confira agora o modelo do seu roteador e atualize-o urgentemente. Para saber como atualizar, acesse aqui

D-Link DIR-615

Como a invasão acontece

O roteador é o dispositivo-chave de toda a sua navegação na internet. Seja WiFi ou cabeado, independentemente da maneira em que você esteja conectado ao roteador, acaba passando pelo dispositivo tudo o que você faz online. Com um backdoor presente, uma porta de entrada (vulnerabilidade no sistema) aberta para cibercriminosos, um invasor poderá não só acompanhar e monitorar a sua atividade online, como também roubar diversos dados sensíveis como senhas de redes sociais e senhas de banco.

Um invasor poderia roubar até senhas de banco

Sobre o roteador DIR-615 da D-Link, "basta que o atacante esteja conectado à rede, ele poderia acessar o roteador via Telnet e utilizar uma conta de 'backdoor' admin para ter acesso total a administração do roteador", conta Lima. "Isso porque a senha de acesso é gerada dinamicamente utilizando os últimos quatro números do endereço MAC do roteador — informação esta que seria facilmente obtida através de uma simples requisição ARP ou realizando um ataque de força-bruta".

A desativação do Telnet também não ajuda nesta situação, sendo necessária a atualização do roteador, como você pode checar no alerta acima. O pesquisador Oliveira Lima disse o seguinte: "Na versão de firmware 20.11, o recurso Telnet está ativo independentemente da opção escolhida pelo usuário na interface web. Ou seja, mesmo que o usuário desabilite o Telnet, não irá fazer a menor diferença; algo confirmado pela fabricante".

A D-Link já liberou um patch de correção, então atualize o gadget

O backdoor presente no firmware do roteador se encontrava em aparelhos comercializados no Brasil e em Taiwan, segundo o pesquisador. Todos os roteadores vendidos nos Estados Unidos, por exemplo, não possuíam este problema.

O DIR-615 é um dos dispositivos mais vendidos no Brasil, com um preço médio de R$ 70. Vale relembrar que a D-Link já liberou um patch de correção para o backdoor, mas é necessário atualizar o roteador para fechar esta porta.

 

Para mais notícias sobre segurança, acompanhe esta página.

Nota da Pontenet:

O mesmo problema temos observado no modelo DIR-610

Procure seu técnico de confiança para o procedimento de atualização de firmware

Acesse o link como sugestão para download do firmware:

http://tsd.dlink.com.tw/

Leia mais ...

Capivaras causam acidentes nas vias próximos ao Rio Piranga

Em 18/10, por volta das 23hs40min, acionados pelo plantão da 21°CIA, afim de atender acidente de transito, atropelamento de animal com vitima, ocorrido na MG 262, próximo do clube 1° de Maio. onde na altura do km 14, estava  a motocicleta Honda CB 300 R,placas HGB-6954,licenciada em Ponte Nova, no acostamento da via no sentido crescente e 02 ( duas) capivara no acostamento no sentido decrescente.

O condutor Leandro Alves Gomes foi socorrido por equipe do Corpo de Bombeiro de Ponte Nova/MG ate o hospital.

 

 

Segundo relatos do condutor Leandro, ele transitava no sentido Ponte Nova/Mariana, quando ao realizar uma curva, deparou com 02 capivara, não sendo possível evitar o acidente, que o veiculo foi retirado da pista e colocado no acostamento e os animais após impacto estavam sobre a via, que pessoas não identificadas retiram os animais e motocicleta e colocaram no acostamento da via.

Leandro foi atendido e liberado com algumas escoriações

Outro acidente registrado

Uma internauta pelas redes sociais contou o seguinte: Há um mês, era umas 19 horas quando meu cunhado estava indo para seu sítio, sentindo Rio Doce e uma capivara surgiu na pista de repente. Foi inevitável a colisão de sua moto. Ele fraturou o pé, fez cirurgia e colocou pinos. Minha cunhada que estava na garupa fraturou a coluna, está de repouso com um colete que custou mais de R$1.500,00. Ainda aguarda atendimento com o neurologista para saber se será preciso intervenção cirúrgica.

A recomendação da PMRV é muita atenção à noite, elas surgem de repente do mato, impossibilitando evitar a colisão.

 

Unidade Notícias

Leia mais ...

Conheçam detalhes das músicas classificadas no 1º Festival Canta Ponte Nova

O FESTIVAL DE MÚSICA 1º CANTA PONTE NOVA, edição 2017, é promoção da Prefeitura de Ponte Nova por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Educação, com apoio de eventuais parceiros, compreende as seguintes etapas: Inscrição, Eliminatórias, Final e Premiação

Eliminatórias Dias: 27 e 29 de outubro de 2017, Horários: das 19h30 às 22h

 

 

Local da eliminatória de 27/10/2017: auditório da 7ª Subseção da OAB/MG, localizada na av. Caetano Marinho, Centro.

Local da eliminatória de 29/10/2017: a ser definido pela Prefeitura de Ponte Nova. b) Final Dia: 30 de outubro de 2017, Horários: das 19h30 às 22h Local: a ser definido pela Prefeitura de Ponte Nova.

Abra o link: https://drive.google.com/file/d/0B-z-srZy7Xo7akFYMm9tYWlIdGM/view?usp=sharing

Fonte: Unidade Notícias

Leia mais ...

Confira a programação do aniversário de 151 anos de Ponte Nova

A Prefeitura de Ponte Nova está realizando diversas atividades para comemorar o Aniversário de 151 anos da cidade. As festividades iniciam no dia 27 e serão encerradas no dia 30 deste mês. A programação conta com as seguintes atrações musicais: Beto Guedes, Arthur Vinih e Os Malungos, Sílvia e Banda, Jonny, além do trio Cecéu Morais, Aristídes e Luana Leel. Uma das principais atividades da programação comemorativa é o festival “Canta Ponte Nova”, movimentando e incentivando a criatividade e estimulando o lado artístico de estudantes e músicos pontenovenses. Os shows acontecerão na Praça de Palmeiras e a entrada é gratuita. 
Dentro das atividades de comemoração está também o 3° Rodeio Comunitário e a IV Festa da Goiabada.

Confira a programação completa:

27/10 – Sexta-feira
Final da primeira etapa do I Festival Canta Ponte Nova
Horário: 19h às 23h
Local: Teatro da OAB

Rodeio Comunitário
Horário: 19h às 0h
Local: Novo Horizonte

28/10 – Sábado
Arthur Vinih e Os Malungos
Horário: 20h30 às 22h
Local: Praça de Palmeiras

Sílvia e Banda
Horário: 22h às 0h
Local: Praça de Palmeiras

Rodeio Comunitário
Horário: 19h às 0h
Local: Novo Horizonte

29/10 – Domingo
2ª Caminhada e Corrida do aniversário de Ponte Nova
Horário: 9h
Largada: Praça do Copacabana

2º Encontro de Carros Antigos – Ferrugem na Veia
Horário: 9h às 16h30
Local: Praça de Palmeiras

Segunda etapa de seleção do I Festival Canta Ponte Nova
Horário: 20h30 às 21h30
Local: Praça de Palmeiras

Cecéu Morais, Aristídes e Luana Leel
Horário: 21h30 às 0h
Local: Praça de Palmeiras

Rodeio Comunitário
Horário: 19h às 0h
Local: Novo Horizonte

30/10 – Segunda-feira
IV Festa da Goiabada
Jonny e oficinas de gastronomia do Senac
Horário: 9h às 13h
Local: Praça de Palmeiras

Encerramento do I Festival Canta Ponte Nova
Horário: 19h às 22h30
Local: Praça de Palmeiras

Beto Guedes
Horário: 22h30 às 0h
Local: Praça de Palmeiras

 

--

Atenciosamente,

Departamento Municipal de Publicidade
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 243
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Leia mais ...

Prefeito participa de reunião do Fórum Permanente de Prefeitos do Rio Doce

O Prefeito Wagner Mol Guimarães participou nesta quinta-feira (19), em Caratinga, da 2° Reunião Técnica do Fórum Permanente de Prefeitos do Rio Doce. O objetivo do evento é discutir ações referentes aos danos socioeconômicos provocados pela tragédia ambiental em Mariana em novembro de 2015.


O Fórum de Prefeitos do Rio Doce foi criado pelos municípios impactados pelo rompimento da barragem da Samarco com a função de trabalhar em busca de ações e investimento para essas cidades afetadas. 
Durante o encontro foram debatidas pautas sobre investimentos aos municípios e foram levantadas também algumas propostas de ações que serão encaminhadas para os órgãos competentes.

 

--

Atenciosamente,

Departamento Municipal de Publicidade
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 243
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Vereador José Osório alerta perigo em beco próximo ao CEU das Artes

Na Palavra Livre desta semana, o vereador José Osório (PT do B)comentou sobre a construção do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes),localizado em área anexa à extinta Estação Ferroviária da Central. Segundo Osório, com a construção, formou-se um beco junto às casas que está repleto de lixo e de materiais de construção, sem contar pessoas que circulam no local que só possui uma lâmpada. “Os moradores estão preocupados. Solicito ao Executivo que avalie o que será feito naquele beco, pois do jeito que está, vai trazer problemas”, alertou o vereador.

Sobre o bairro Nova Copacabana, Osório destacou que a Prefeitura deu início aos serviços e que até o final do ano, conforme informações do prefeito Wagner Mol (PSB), em reunião com a comunidade, será feita a drenagem na rua Mauro Moreira dos Santos, além de paliativos nas ruas Afonso Lopes Ribeiro, Wallace Eudes de Souza e Paulo Moreira Brandão.

Osório ressaltou que a rua Mauro Moreira dos Santos, além da drenagem, receberá calçamento, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB), na ordem de R$270 mil. O vereador Machadinho (PT do B) comentou que, nessa rua, moram quatro pessoas deficientes e que a melhoria na infraestrutura é essencial para garantir a acessibilidade deles e dos demais moradores.

A vereadora Aninha de Fizica (PSB), que também participou da reunião com a Associação de Moradores, destacou o compromisso do prefeito com a comunidade e aguarda que, após os trâmites legais, o bairro Nova Copacabana possa receber as melhorias.

Chopotó

A situação da antiga Estação Ferroviária no Chopotótambém foi comentada pelo vereador Osório que solicitou à vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Valéria Alvarenga, presente na reunião de 16 de outubro, que estude uma forma de retirar uma família que ocupa, há anos, o local. A secretária disse que já foram feitas várias tentativas, porém, a família se nega a sair.

Festa das Crianças

O vereador José Osório também comentou sobre a realização de três festas para comemorarem o Dia das Crianças, nos bairros Esplanada e São Geraldo e na comunidade de Serra dos Pinheiros. As festas tiveram apoio dos moradores, comerciantes, autoridades municipais e contaram com várias atrações para as crianças.

Serra dos Pinheiros

 

   
 

Cecília Braga

Assistente de Comunicacão

 

Fone: (31) 3819-3267

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.pontenova.mg.leg.br

 

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74
Chácara Vasconcelos - CEP 35.430-037
Ponte Nova - Minas Gerais

Leia mais ...

SEMASH realiza evento de capacitação sobre Regularização Fundiária

Nesta semana a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEMASH) em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, nos dias 16, 17 e 18, um evento de capacitação a respeito da Lei 13.465/17 sobre a Regularização Fundiária. A Lei n° 11.977/09, conhecida pela criação do Programa “Minha Casa, Minha Vida” foi modificada, devido a inovações legislativas, e a lei aprovada trouxe novas perspectivas, novos dispositivos, normas e desafios nos processos de Regularização Fundiária.

O objetivo do evento foi alinhar toda a equipe técnica da prefeitura, envolvidos com a regularização fundiária, sobre as diretrizes e processos da nova lei do processo fundiário, buscando nivelar o conhecimento de todos para que Ponte Nova continue realizando a Regularização Fundiária.

A programação contou com a presença do advogado Doutor Paulo Renato Alves Oliveira que falou sobre a regularização fundiária urbana e social, regularização fundiária específica e a respeito da legitimação fundiária e de posse com a nova legislação. Durante a capacitação foram abordados também os benefícios jurídicos, sociais, urbanos e ambientais da regularização.

A capacitação foi dividida em um encontro técnico, oficinas sobre as inovações legislativas, aspectos polêmicos da nova lei e, também, a respeito dos aspectos práticos da Regularização Fundiária Urbana. Os participantes do evento fizeram, ainda na manhã desta quarta-feira (18), uma visita técnica nos bairros Cidade Nova, Novo Horizonte, Vau-Açu e Rua Carangola.  

 

--

Atenciosamente,

Departamento Municipal de Publicidade
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 243
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Leia mais ...

Matadouro Municipal: Executivo pede prorrogação de prazo para resposta ao vereador Pracatá

O vereador Antônio Carlos Pracatá (PSD) comentou na Palavra Livre da reunião de 16 de outubro, que o Executivo pediu prorrogação do prazo, por mais 15 dias, para enviar a resposta sobre o Matadouro Municipal, conforme o Art. 86 da Lei Orgânica do Município que permite pleitear o prazo adicional. 

Em 28 de agosto, o vereador Pracatá apresentou indicação protocolada ao Executivo requerendo informações sobre as obras do Matadouro Municipal, na localidade de Ribeirão Mata Cães.

Pracatá questionou a situação da obra, inclusive quanto à manutenção da estrutura já construída na gestão 2009/2012, esclarecendo se havia previsão para retomada das obras e quais os recursos disponíveis para sua execução, se havia algum procedimento judicial ou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em relação ao matadouro e quais as medidas tem sido adotadas pela administração.

Água

Outro ponto da fala de Pracatá foi a cobrança dos contribuintes relacionada à taxa mínima da água. Segundo Pracatá, muitos acham que deveriam pagar pelo consumo real. O vereador solicitou ao Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES) informações de quantos consumidores pagam a taxa mínima, ou seja, o valor mínimo que deve pagar o usuário pelos serviços de água e/ou esgoto, de acordo com as categorias definidas na tabela tarifária do DMAES, referente ao valor destinado à cobertura do custo operacional.

Pracatá disse que, após a análise da resposta, estudará a possibilidade de fazer um Projeto de Lei alterando para o consumo real.

 

 

   
 

Cecília Braga

Assistente de Comunicacão

 

Fone: (31) 3819-3267

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.pontenova.mg.leg.br

 

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74
Chácara Vasconcelos - CEP 35.430-037
Ponte Nova - Minas Gerais

Leia mais ...

Vereador André Pessata solicita a construção de abrigos nos pontos de ônibus

Na Palavra Livre da reunião de 16 de outubro, o vereador André Pessata (PSC) comentou duas indicações feitas ao Executivo. Uma delas é para melhorias no calçamento da rua São José, no bairro Palmeirense, pois a via está com buracos e pedras soltas. 

A outra indicação é referente à necessidade de um abrigo no ponto final do ônibus da Rasa para dar mais comodidade aos usuários. É um ponto estratégico que atrai muitas pessoas que, às vezes, precisam esperar por um tempo maior até a chegada do ônibus. Pessata sugeriu que o Executivo e a empresa de transporte coletivo se unam para estudar a possibilidade de colocação de abrigos. “Se fossem em todos os pontos, acredito que seria o ideal”, disse Pessata.

O vereador Antônio Carlos Pracatá (PSD) ressaltou que a colocação de abrigos nos pontos de ônibus é de responsabilidade da Prefeitura. O presidente da Mesa Diretora, Leo Moreira (PSB) explicou que “na administração passada, além da Prefeitura dar o subsídio de quase R$100 mil por mês, ainda permitiu à empresa não pagar as taxas do contrato, devido ao congelamento do preço da passagem. Então, agora, é realmente reponsabilidade da Prefeitura”.

A vereadora Aninha de Fizica (PSB) comentou que há diversos pedidos na Casa para a colocação de abrigos, sendo esta uma necessidade para proteger os usuários do transporte coletivo.

 

   
 

Cecília Braga

Assistente de Comunicacão

 

Fone: (31) 3819-3267

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.pontenova.mg.leg.br

 

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74
Chácara Vasconcelos - CEP 35.430-037
Ponte Nova - Minas Gerais

Leia mais ...

Cor esbranquiçada de água no ribeirão Vau Açu chama a atenção do vereador Montanha

A situação do ribeirão Vau Açu voltou a ser questionada na Palavra Livre desta semana, pelo vereador Montanha (PMDB). Por meio de fotos, ele comentou sobre a cor esbranquiçada da água que desagua no rio Piranga e suspeita que a mesma seja proveniente da Fábrica de Papel. “Peço ao Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) que faça uma análise e que se for devido à Fábrica de Papel que tome as providências”, disse Montanha.

Além desta situação, há diversas indicações na Câmara feitas pelos vereadores para que seja feita a limpeza e capina no ribeirão Vau Açu. O mesmo está repleto de mato, lixo e entulho e com a pouca água, o mau cheiro é inevitável, o que também contribui para a proliferação de insetos.

Os vereadores Fiota (PEN), Antônio Carlos Pracatá (PSD) confirmaram que o mau cheiro está insuportável, e que o mesmo não deve ser somente de esgoto, sendo, provavelmente, em decorrência da descarga dada pela Fábrica. O vereador Chico Fanica (REDE) disse que um morador da região também possui fotos do ribeirão nesta situação e que lhe pediu providências.

O vereador José Rubens Tavares (PSDB) comentou que, além desta situação, há outra preocupante em uma árvore na Beira Rio, próximo ao canal do ribeirão, que, devido à presença de garças, deixa, além do rio, o ponto de ônibus sujo e com mau cheiro.

O vereador André Pessata (PSC) destacou que as grandes indústrias possuem tanques de decantação, porém o papel lavado provoca mau cheiro. Para ele, é preciso algo que trate o odor da água. “Uma vez que, diminuiu muito a água do ribeirão Vau Açu, a água da Fábrica desce sozinha causando o mau cheiro, principalmente, no momento da descarga”, disse Pessata.

 

 

   
 

Cecília Braga

Assistente de Comunicacão

 

Fone: (31) 3819-3267

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.pontenova.mg.leg.br

 

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74
Chácara Vasconcelos - CEP 35.430-037
Ponte Nova - Minas Gerais

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Notícias Regionais

Brasil e Mundo

Ponte Nova

Colunistas

Serviços

  • Esqueceu sua senha?
  • Esqueceu seu usuário?