Menu

Emoção marca mostra de talentos da 3ª Idade

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semash) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) realizaram, no dia 25 de setembro, a “Mostra de Talentos da Terceira Idade” na Casa Ganga Zumba, no bairro de Fátima. O evento fez parte da programação da Semana do Idoso, que também contou com passeio de trem de Ouro Preto a Mariana, palestra e caminhada da Praça de Palmeiras até o Asilo Municipal.

A mostra foi conduzida pela monitora de dança do Grupo Afro Ganga Zumba, Márcia Messias de Castro, que apresentou a programação da noite, envolvendo números de dança, canto e declamação. A noite foi aberta com pronunciamentos do prefeito Guto Malta, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Emerson de Paula, da integrante do grupo De Bem Com a Vida, Sebastiana Vieira Leite, a Dona Neta, e da representante do Movimento Sabedoria e Paz, Maria Antônio dos Santos.

Guto comentou com os presentes que, até 2025, o Brasil será o 6º país do mundo com maior número de idosos e que, dentro de 30 anos, alcançará a 3ª colocação. Ele também acrescentou “que, hoje, os idosos são protagonistas, pessoas legitimadas, referenciadas e respeitadas na sociedade”.

Apresentações – A Mostra de Talentos da Terceira Idade teve início com a coreografia do grupo Ganga Zumba, núcleo bairro de Fátima, da música “Som Africano”, de Martinho da Vila. O momento foi de grande emoção, uma vez que aquela foi a primeira dança do grupo, há 26 anos, época da sua fundação. Na sequência, o núcleo do bairro Novo Horizonte dançou “Largadinho”, sucesso na voz de Cláudia Leitte.  

Já o grupo Sabedoria e Paz apresentou a dança sênior, somada à coreografia da música “Lacinho cor de rosa”, de Celly Campello. Também houve a leitura da composição de Marcus Viana, intitulada “Tema da Vida”, por Marta de Castro, do Ganga Zumba. Por fim, foi realizada uma intervenção cênica conjunta do Movimento Sabedoria e Paz e do Grupo Afro Ganga Zumba, com base na interpretação da música “A Terceira Idade”, de Leci Brandão.

Encerramento - A Semana do Idoso foi encerrada” no sábado (27), com a caminhada “Alegria não tem idade”. Houve concentração na Praça de Palmeiras, prosseguimento até a Escola Reinaldo Alves Costa, onde aconteceu uma parada estratégia para lanche, e continuidade até o Asilo Municipal. Lá os participantes puderam se divertir com muita música, dança e poesia. O evento contou com a parceria da Alepon, do Grupo da Amizade, de Jequeri, do Grupo Afro Ganga Zumba, do Movimento Sabedoria e Paz, do Asilo Municipal, do Grupo de Bem com a Vida e dos jovens do Interartc. 

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

PM aprende assaltantes, recupera veículo e apreende arma de fogo

Por volta das  22h30min de Sexta, 26/09, a vítima trafega com sua motocicleta pela Rodovia BR 120, km 601, vindo a reduzir a velocidade e sinalizando a sua intenção que entraria no Distrito de Vau Açu - Ponte Nova / MG, momento que foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta, e de arma em punho roubaram sua motocicleta.

A PM iniciou o rastreamento assim que tomou conhecimento do delito. De posse das características físicas dos autores e dados da motocicleta iniciaram as intervenções a fim de capturar os infratores e recuperar o veículo.

Após apurar onde residia um dos envolvidos bem como onde teria sido visto momentos antes do assalto junto ao seu comparsa, as equipes de militares concentraram o patrulhamento nos Bairros Rasa, Santo Antônio e Fátima, conseguindo chegar até a residência de um dos suspeitos de nome Maycon.

Os familiares de Maycon colaboram com a ação policial fornecendo o  número do seu telefone celular. A PM conseguiu contato com Maycon via telefone, lhe informando sobre os benefícios da lei para aqueles que colaboram com a justiça. Maycon contribuiu em partes com informações que ajudassem na identificação do seu comparsa "Adriano Junior", bem como onde estaria o produto do roubo, comprometendo-se em apresentar posteriormente a autoridade de Polícia Judiciária.

A motocicleta foi encontrada sem o baú escondida entre meio a uma plantação de eucaliptos na zona rural próximo a localidade conhecida por Dioguinho, conforme informações do suspeito Maycon.

Por volta das 00h07min à equipe do tático móvel comandada pelo Sargento Rafael recebeu informações que uma moto com a mesma característica da utilizada na prática do assalto estaria trafegando com dois ocupantes no bairro Rasa. Em deslocamento a guarnição policial deparou com os envolvidos posteriormente qualificados como Hilário e Adriano Júnior próximo ao supermercado Moreirão, situado á Rua Santo Antônio, Bairro Santo Antônio.

Os envolvidos assim que visualizaram a equipe da PM desceram rapidamente da motocicleta e adentraram em um prédio, fechando o portão de acesso na tentativa de impedir a entrada dos militares. Devido ao estado de flagrância, a PM forçou a entrada conseguindo adentrar.

Ao realizar o adentratamento tático pelas escadas, os militares ouviram um estampido em direção a eles e logo em seguida uma porta batendo.  Imediatamente se abrigaram a fim de preservarem a suas integridades físicas e, em seguida solicitaram reforço para prosseguirem as buscas.

Com a chegada de reforço policial as buscas foram reiniciadas, momento em que a genitora de Adriano Júnior abriu a porta e disse que seu filho e o comparsa estariam dentro da sua residência.

Considerando o risco iminente, uma vez que já teriam efetuado disparo contra a vida dos militares, o comandante da equipe determinou que eles saíssem, realizando a verbalização até alcançar êxito na abordagem e busca pessoal.

Os infratores em conflito com a lei após receberem voz de prisão mantiveram-se calados, sendo seus direitos constitucionais preservados, não colaborando com as diligências a fim de localizar a arma utilizada na prática dos crimes: assalto e disparo contra a vida dos militares.

Os militares efetuaram buscas no local mediato e imediato, conseguindo localizar um revólver calibre .38 carregado com duas munições, sendo uma intacta e outra deflagrada; do lado externo do prédio foram encontradas mais 04 munições intactas.

O projétil deflagrado que atingiu uma das paredes do corredor foi recolhido pela perícia técnica que esteve no local do delito. Os autores receberam atendimento médico antes de serem conduzidos á delegacia.

 

Leia mais ...

Cras realiza intercâmbio com alunos de Capoeira

Alunos da turma de capoeira do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Ponte Nova visitaram, nesta semana, a sede do Cras de Acaiaca para a realização de uma atividade externa juntamente com os alunos que frequentam as aulas de capoeira oferecidas pela instituição daquela cidade.


Vinte e duas crianças participaram da atividade conduzida pelo monitor de capoeira Carlos José Domingues. Segundo o coordenador do Cras de Ponte Nova, Jayme Augusto de Jesus, a visita teve como objetivo realizar uma aula interativa com crianças de outras instituições.

"A capoeira entre crianças e adolescentes de outras cidades amplia a rede de relações socais, além oportunizar trocas de experiências e de bens culturais imateriais. Com o intercâmbio cultural, o Cras pretende valorizar a atividade de capoeira, de modo a ampliar a autoestima das crianças e jovens", explicou Jayme. 

 

--

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

CARAVANA DA SAÚDE |HNSD EM RIO CASCA

No dia 27/9 a caravana da Saúde do Centro de Tratamento do Câncer |HNSD esteve com sua equipe multiprofissional na cidade de Rio Casca.O grupo do HNSD - Ponte Nova, ajudou a equipe da secretaria de saúde da localidade em sua campanha de prevenção . O evento faz parte de uma das séries de atividades propostas para o Outubro Rosa 2014.
O serviço oncológico | HNSD agradece ao prefeito José Maroca,a Sec. Saúde Maria do Carmo P. Teixeira Mucida e a Presidente da Câmara Marleyde de Paula Mucida Miranda a acolhida e o apoio recebidos .

 

 ENCONTRO DE GESTANTE NO HNSD

A instituição promoveu no dia 24/9 mais uma edição do Encontro com as Gestantes . O encontro acontece toda as últimas quartas-feiras do mês e tem por objetivo, atender as futuras mamães de Ponte Nova e região. O HNSD recebeu 10 gestantes da cidade Santa Cruz do Escalvado, que receberam orientações de uma
equipe multidisciplinar( enfermeiras,nutricionista ,assistente social e psicóloga). As futuras mães conheceram todas as rotinas seguidas pela instituição, e sclareceram dúvidas sobre o parto normal, alimentação, e os cuidados básicos com o bebê. 
O Encontro com as Gestantes agora é mensal e acontece sempre na última quarta-feira do mês. As secretarias de Saúde dos municípios, ou as gestantes interessadas devem fazer contato com o serviço social do HNSD: 31 3819- 2674 ou pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Leia mais ...

Notícias da Câmara Municipal de Ponte Nova

 

Câmara abre edital para contratação de terceirizados

Está disponível no portal da Câmara de Ponte Nova o edital do Processo Licitatório nº 02/2014 para contratação de serviços de fornecimento de pessoal para as funções de recepcionista/atendente, serviços gerais/limpeza e de portaria/vigia a serem prestados na sede do Legislativo. O Pregão, sob forma presencial, autuado sob o nº 02/2014, do tipo menor preço global, será em 7 de outubro (terça-feira), às 9h, na sede da Câmara (Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, nº 74 – Centro, Ponte Nova – MG).

A condição de execução é contínua e imediata, com previsão de início em 1º de novembro. O pagamento será mensal, mediante apresentação de Nota Fiscal e de comprovantes de pagamento de salários e encargos trabalhistas, nos termos da legislação vigente. A vigência do contrato é de 12 (doze) meses, admitida prorrogação até o limite de 60 (sessenta) meses.

 

Aberto o edital para pesquisa quantitativa e institucional do Legislativo

A Câmara de Ponte Nova abre Processo Licitatório nº 01/2014, na modalidade Pregão, sob a forma “presencial”, autuado sob o nº 01/2014, do tipo menor preço global, para prestação dos serviços de realização de pesquisa quantitativa, de caráter exclusivamente institucional, sobre ações e serviços do Poder Legislativo Municipal e demais órgãos e instituições públicas sediadas no Município.

A sessão pública de protocolo e abertura de envelopes de proposta e documentação será em 8 (oito) de outubro, a partir das 14h, na sede da Câmara (Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, nº 74 – Centro, Ponte Nova – MG).

A condição de execução é imediata, com conclusão no prazo máximo de 30 (trinta) dias. O pagamento será feito em duas parcelas, sendo a primeira de 40,0% na aprovação dos questionários, e o restante (60,0%) ao final dos serviços, mediante apresentação de Nota Fiscal e de comprovantes de pagamento de salários e encargos trabalhistas, nos termos da legislação vigente. O contrato tem vigência de dois meses.

 

Os editais das presentes licitações estão disponíveis aos interessados no portal www.pontenova.mg.leg.br, link licitações ou das 12h às 18h, junto ao Setor de Compras na sede da Câmara.

 


Leia mais ...

ONG Puro Verde apresenta o Projeto Rio Piranga em Antonina/PR

O Secretário Geral da Organização Ambiental Puro Verde, Ricardo Motta, esteve em Antonina/PR, participando do Seminário Nacional: Diálogos para Implantação da Nova Lei Florestal (Lei 12.651/2012 modificada pela Lei 12.727/2012-Código Florestal) promovido pela Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina/Ademadan. O evento, que começou na segunda-feira, dia 22, terminando na quarta-feira, 24 de setembro, teve o patrocínio da Petrobras. O encontro recebeu mais de 200 pessoas, com representantes de 38 projetos de todo o Brasil,  patrocinados pela Petrobras, incluindo o Projeto Rio Piranga.

            O Seminário teve sua abertura na noite de segunda-feira, dia 22, no Teatro Municipal de Antonina, quando estiveram presentes autoridades locais, gestores de Projetos da Petrobras, representantes dos ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura e da Reforma Agrária, além de representantes do MST, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná e dos projetos patrocinados pelo governo federal. Na noite do dia 23 de setembro, terça-feira, entre 19 e 21 horas, aconteceu mostra de vídeos de projetos socioambientais que contribuem com a implantação da nova lei florestal.

         Durante o dia 23 de setembro, no Teatro Municipal foram realizadas duas mesas redondas, com a participação de especialistas do Ministério do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e representantes do MST/Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, BNDES e a GIZ/Agência do Governo Alemão de cooperação técnica. Na quarta-feira, 24 de setembro, pela manhã nova mesa redonda, com Gislaine Garbelini, do Programa Petrobras Socioambiental, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do GIZ e do Ministério do Meio Ambiente.

Na quarta-feira, 24 de setembro, na parte da tarde, a Ademadan promoveu na EXPONINA uma mostra de painéis e publicações de Projetos Socioambientais desenvolvidos em diversos biomas brasileiros. A EXPONINA (Exposição de Antonina) é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Antonina/PR. Os participantes do evento conheceram o Projeto Rio Piranga através de vídeo, painéis e publicações.

 

 

 

Leia mais ...

Gestores passam por capacitação estratégica na ACIP/CDL

Terminou nesta quinta-feira (25/09) o módulo II do curso “Como vender mais e melhor”. Realizado pela ACIP/CDL e SEBRAE, a capacitação foi comandada pela consultora e instrutora Thayane Fidelis. Os participantes aprenderam temas importantes como o planejamento para o posicionamento da empresa, a importância da gestão de vendas, o mapeamento de clientes, a cadeia de fidelização e o plano de ação nas vendas.

 

Leia mais ...

Rua de Lazer em Palmeiras foi sucesso de público

Cerca de 800 crianças puderam aproveitar a estrutura oferecida pela Rua de Lazer na Praça de Palmeiras, ocorrida nesse último sábado (27). O evento foi uma realização do Sesc e do Sindcomércio, em parceria com a Prefeitura de Ponte Nova, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semej), Acip/CDL e Assuvap/Coosuiponte.

O prefeito de Ponte Nova, Guto Malta, e o secretário da Semej, Rafael Pacheco, fizeram questão de participar da festa, que contou com espaçokids, pintura facial, oficinas de chaveiro, trabalhos em E.V.A. e ginástica de trampolim, touro mecânico, air game, brinquedos infláveis e caminhão palco com diversas atrações culturais. A Prefeitura apoiou o evento com alimentação e hospedagem de 20 monitores, cessão do espaço na Praça de Palmeiras e aparato logístico (trânsito e ambulância).

 

“Este é mais um evento realizado ou apoiado pela Prefeitura Municipal. Todo final de semana podemos observar uma intervenção em Ponte Nova na área de esporte, lazer ou cultura. Nosso objetivo é dar movimento e alegria à cidade, além de promover a cidadania”, destacou o Prefeito.

Rafael Pacheco informou que, até o final do ano, acontecerão mais sete outras Ruas de Lazer na cidade, dentro do projeto “Ponte Nova + Lazer”. Confira a tabela abaixo com as datas:

 

11 de outubro – Centro

26 de outubro – Vau-Açu

1º de novembro – Pacheco

8 de novembro – Bairro de Fátima

23 de novembro – Pontal

14 de dezembro – Vila Alvarenga

20 de dezembro – Ana Florência

 

--

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Prefeito visita centro infantil e escola municipal

Mais duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponte Nova entraram para a pauta de visitas do prefeito Guto Malta e da secretária de Educação, Vanice Giardini. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Gaby Saltarelly e a Escola Municipal Luís Martins Soares Sobrinho, ambos localizados no bairro Triângulo, abriram suas portas para os visitantes nesta sexta-feira (26).

No Cmei, a diretora Maria das Graças Gomides Ribeiro e a supervisora Ana Maria Moreira Botelho apresentaram a estrutura do local e destacaram o projeto de reorganização do espaço, que permitiu a abertura de mais um berçário. Isso significou a oferta de mais 12 vagas, totalizando, hoje, 89 crianças (entre 6 meses e 4 anos) atendidas.

Já na Escola Luís Martins Soares Sobrinho, o diretor Edson de Carvalho fez a acolhida aos visitantes. A instituição, que atende 346 alunos do Ensino Fundamental I e II, foi contemplada com o projeto “Nau dos Mestres”, da Novelis, um laboratório móvel que permite a realização de experimentos ligados às Ciências e às Artes. Destaque também para o plantio de mudas e árvores frutíferas, além da revitalização de jardins, ações executadas pelos próprios estudantes e funcionários como forma de proteger as encostas, conter a erosão do solo e embelezar a escola.

  de jardins

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Notícias da Câmara Municipal de Ponte Nova

2ª Reunião Ordinária Móvel do 3º Período da 2ª Sessão Legislativa da atual Legislatura, em 25/09/2014, às 19 horas.

ASSUNTO: Programação de Reunião

SERVIÇO: Gabinete da Presidência

 

CHAMADA/ABERTURA/ORAÇÃO

LEITURA DA ATA DA REUNIÃO ANTERIOR

 

 

MATÉRIAS DO LEGISLATIVO

 

LEITURA DOS PROJETOS DE LEI NºS.:

3.399/2014 – concede subvenções para o exercício de 2015 às entidades que menciona.

3.400/2014 – autoriza o Município de Ponte Nova a contratar, com a Caixa Econômica Federal, operações de crédito com outorga de garantia, no âmbito do PAC 2, para construção de interceptores e estações elevatórias e dá outras providências.

 

LEITURA DO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº.:

18/2014 – concede título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Sr. Leandro Araújo Torres. (autor: Vereador Leonardo Nascimento Moreira)

 

 

MATÉRIAS DA ORDEM DO DIA

 

PRIMEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº.:

3.392/2014 – altera a Lei nº 2.728/2003, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Integrantes do Quadro de Pessoal do Magistério do Município de Ponte Nova e dá outras providências. (DISCUTIR E VOTAR O PARECER)

 

 

TRIBUNA LIVRE

Leuciani Aparecida Duelle Rossi

ASSUNTO: Dia do Surdo - Direitos da Comunidade Surda

 

Encerramento

 

 

José Rubens Tavares

Presidente

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Notícias Regionais

Brasil e Mundo

Ponte Nova

Colunistas

Serviços

  • Forgot your password?
  • Forgot your username?