Menu

Ponte Nova ocupa presidência do Circuito Turístico Montanhas e Fé

O secretário de Cultura e Turismo do Município de Ponte Nova, Emerson de Paula, foi eleito presidente do Circuito Turístico Montanhas e Fé durante a eleição ocorrida, no dia 14/1, na sede da Associação dos Municípios do Vale do Piranga (Amapi). Os novos membros assumirão a diretoria do circuito no biênio 2015-2016.

A vice presidência do circuito ficou a cargo do secretário de Cultura de Piedade de Ponte Nova Nilton Carolino Viana. Para a função de secretário do circuito foi eleito o assessor da Prefeitura de Santo Antônio do Grama Gilvan de Assis.

Como parte da política nacional de regionalização do turismo, o Circuito Turístico Montanhas de Fé reúne 15 municípios da Zona da Mata Mineira, tendo como destaque atrativos turísticos ligados às belezas naturais da região e às manifestações religiosas.

Cultura e Esporte em parceria com a Acip

Gestores da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude de Ponte Nova se reuniram, no último dia 14 de janeiro, com representantes da Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova (Acip/CDL) para discutir sobre as parcerias a serem firmadas no ano de 2015.

Os secretários das duas pastas, Emerson de Paula e Rafael Pacheco, apresentaram ao presidente da Acip/CDL, Noêmio Gomes Fernandes, as suas perpectivas em relação à continuação de parcerias na organização de eventos esportivos, culturais, de seminário direcionado à capacitação de agentes culturais e do trade turístico do município.

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

ACIP/CDL - Alerta aos associados sobre cobrança indevida

Mais uma vez, a ACIP/CDL recebeu informações de associados que receberam boletos de pagamento da Associação Comercial Empresarial do Brasil (ACEB).

Informamos novamente que esta empresa não tem nenhuma relação com a Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova (ACIP) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Ponte Nova (CDL), tampouco com nossas entidades maiores, como FCDL-MG, Fecomércio, Federaminas ou CNDL.

Informamos ainda que a ACIP/CDL sequer conhece esta instituição. Se sua empresa não contratou os serviços da ACEB, desconsiderem o boleto, pois pode ser um golpe.

 

Leia mais ...

Adolescentes participam de encontros educativos no PSF Santo Antônio

O PSF Santo Antônio desenvolveu, em novembro e dezembro de 2014, um Grupo de Adolescentes, cuja proposta foi orientar os jovens sobre assuntos atuais demandados pelos pais ou responsáveis. Os encontros dividiram-se conforme cinco temáticas, a saber:

- Reunião com pais, realizada em 10/11/14;

- Bullying, realizada em 12/11/14;

- Drogas, realizada em 26/11/14;

- Sexualidade, realizada em 10/12/14;

- Limites/Encerramento, realizada em 17/12/14.

 Durante as reuniões, foram realizadas dinâmicas para envolver os cerca de 25 jovens presentes. A assiduidade e a participação foram a marca desses encontros, que contaram com o envolvimento das assistentes sociais Vivian Vidal e Nayara Rúbio, da psicóloga Isabela Rocha, do educador físico Rogério Júnior e do enfermeiro Alessandro Ferreira.

 

Leia mais ...

LEO Clube visita asilo de Amparo do Serra MG

O LEO Clube de Ponte Nova realizou no dia 17 de janeiro, uma visita ao Asilo Sonho Meu na cidade de Amparo do Serra MG, nesta oportunidade, por intermédio do CLEO Ramon Repolês, foram doadas cestas básicas.      

LEO Clubes são grupos de serviços voluntários juvenis, patrocinados e associados aos Lions Clubes, sob a égide de Lions Clubs International. As letras da sigla LEO tem o significado de “Liderança, Experiência e Oportunidade”, sendo utilizada em diversos países.

Renan Saraiva Lessa

Assessoria de Comunicação

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(31) 8876-6073

LEO Clube Ponte Nova MG

Distrito LEO LC-12

 

Leia mais ...

Servidores do DMAES vão a campo para treinamento do Programa de Redução de Perdas

Na tarde da última quinta-feira, 15/01, equipe do DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) percorreu algumas ruas da cidade em treinamento sobre o Programa de Redução de Perdas, desenvolvido pela empresa Enops Engenharia.

Na ocasião o diretor-geral da Autarquia, Guilherme Tavares, explicou que com as obras do projeto a dinâmica do sistema de abastecimento de Ponte Nova está sofrendo algumas alterações. O objetivo é diminuir o desperdício de água tratada e otimizar o funcionamento das redes de água do município.

“Neste ano a equipe operacional do Departamento terá que mudar um pouco a forma de trabalho, já que vários equipamentos hidráulicos foram instalados na cidade, alterando a pressão nas tubulações. Além disso, novas redes foram implantadas”, frisou o diretor.

Acompanhados dos engenheiros civis e do inspetor de saneamento da empresa, D’Angellis Oliveira, Mariana Zanoteli e Marcos da Silva, respectivamente, os servidores do DMAES aprenderam sobre o funcionamento das 18 válvulas redutoras de pressão, das 6 válvulas controladoras de nível dos reservatórios e dos 19 macromedidores de vazão instalados em Ponte Nova.

“Viemos a campo para mostrar a vocês como agir, por exemplo, quando for verificada falta d’água em determinado local. É muito importante entender o funcionamento dos equipamentos hidráulicos. Teremos novos treinamentos para isto”, expôs D’Angellis.

Ao final Guilherme afirmou que a equipe operacional da Autarquia terá todo o apoio necessário para a correta operação do sistema de abastecimento.

 

 

Assessoria de Comunicação do DMAES 
(31) 8289-1667 ou (31)3819-5398

Acesse nosso site e curta nossa fan page no facebook: 
www.dmaespontenova.com.br
www.facebook.com/dmaes.pontenova

DMAES
Av. Ernesto Trivelato, nº 158, Triângulo
Ponte Nova - MG / CEP: 35430-141

Leia mais ...

Peça sobre a "Rainha do papel de bala" encanta ponte-novenses

A programação cultural de 2015 foi aberta em grande estilo com o espetáculo “Eles Também Falam de Amor”, na noite do último domingo (18/01), na sede da Escola de Música Percepção Musical. Patrocinado pelo Ministério da Cultura e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semct) de Ponte Nova, a peça abordou a história da multifacetada artista mineira Efigênia Rolim, radicada em Curitiba, mais conhecida a “Rainha do Papel de Bala”.

A proximidade com os atores, que dispensaram o palco para a apresentação, permitiu que o público se sentisse parte integrante da peça. Os textos, poemas e canções utilizados são de autoria de Efigênia e demonstram sua sabedoria e filosofia de vida. O figurino, feito com material reciclado e, principalmente, papéis de bala, deu à plateia a dimensão estética e amorosa do trabalho da artista. Uma bela homenagem á Efigênia Rolim, que hoje tem 83 anos de idade e se encontra em plena atividade criativa.

Sobre Efigênia Rolim

Nascida no município mineiro de Abre Campo, Efigênia Rolim tornou-se uma das mais destacadas artistas populares do Brasil. Já foi tema de livros, filmes, programas de TV, desfiles e eventos diversos. Criou figurinos feitos de papel de bala e outros materiais recicláveis para renomados grupos de teatro e até para minisséries. Passou a maior parte de sua vida em Curitiba, onde trabalhou como artesã na Feira do Largo da Ordem e recitou seus poemas na Feira dos Poetas.

Em 2007, recebeu o Prêmio de Culturas Populares do Ministério da Cultura (MinC); dois anos depois, também do MinC, recebeu a Ordem do Mérito Cultural. É personagem de dois documentários e tem uma biografia publicada que narra sua trajetória em um volume de 180 páginas. Recentemente, uma de suas obras passou a fazer parte do acervo do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Foi destaque na Bienal Internacional de Curitiba em 2013. Em 2014, participou do Verão Arte Contemporânea em Belo Horizonte.

--

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

MENSAGEM ENVIADA PARA O HOSPITAL, QUE REFLETE O TRATAMENTO DIFERENCIADO QUE É DISPENSADO AOS PACIENTES.

Vanizi Silva encaminhou mensagem ao Setor de Ouvidoria do Hospital Arnaldo Gavazza, tecendo elogios pelo atendimento dispensado ao seu irmão Agostinho, paciente do SUS.

Em sua nota ela diz: “O tratamento de dor que meu irmão Agostinho teve durante sua doença não foi maior, por que o hospital nos apoiou durante toda a luta e nós seremos eternamente gratos a vocês por terem cuidado dele. Para ele, vocês eram vistos como anjos e por isso, não poderíamos deixar de expressar tamanha admiração por essa instituição. E graças a Deus colocou anjos em nossos caminhos, como Dr. Rovilson Lara (médico), Dr. Carlos Toitio (médico), Dr. Leandro (médico); Amélia (Assistente Social); Valéria, Kátia, Tião (enfermagem); Sr. Pedro (membro da igreja católica que realizava visitas diárias), Catia (da cozinha) as meninas da cozinha em geral, da limpeza e a todos os demais funcionários do conceituado Hospital Arnaldo Gavazza Filho por estarem ao lado de um grande ser que ele mesmo fez questão de moldar. Deus abençoe a vida de todos vocês para continuarem a cuidar de todos que necessitam. Quem dera se todo lugar tivesse um SUS assim.”

                        O Hospital agradece os elogios e afirma que o atendimento prestado ao paciente citado na nota, é a rotina da Instituição. Esses elogios servem, entretanto, de incentivo para continuar prestando um serviço cada dia mais humanizado e de qualidade a todos seus pacientes.

 

Leia mais ...

Sedru constrói redes de manilhas na estrada do Gentio

A Prefeitura Municipal de Ponte Nova, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru) está construindo redes de manilhas na região do Gentio. Estão sendo feitas cinco redes em locais diversos, que sempre ficaram em situação ruim na época de chuvas.

Essa estratégia visa a melhoria das condições das estradas, visto que, com as intervenções, grande parte das enxurradas deixará de passar pelas vias e correrá pelas manilhas.

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Audiência Pública discute alternativas locacionais para a implantação da ETE

Durante quase duas horas cerca de 80 pessoas participaram da Audiência Pública sobre a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Ponte Nova, realizada pelo DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) na noite de ontem, 12/01, em seu auditório.

A reunião, de caráter consultivo e informativo, teve como objetivo principal apresentar aos cidadãos o novo estudo de alternativas locacionais para implantação da estação. O debate - mediado pela Superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata (Cisab), Tânia Maria Duarte -, teve início com a fala do diretor-geral do DMAES, Guilherme Tavares, que agradeceu a presença do público.

“É gratificante estar com a casa cheia para este debate. Espero que todos aproveitem as explicações, tirem todas as dúvidas. O objetivo do DMAES é dar andamento ao processo de implantação da ETE com transparência”, ressaltou o diretor. 

Apresentação Técnica

Um primeiro estudo locacional foi apresentado pelo DMAES em novembro de 2013, já que em outubro houve liberação - pelo Ministério das Cidades/Governo Federal - de recurso para a construção da ETE, através de financiamento. Contudo, a Câmara Municipal não aprovou lei autorizativa para uso da verba e a área anteriormente selecionada, situada à margem direita do rio Piranga, entre o bairro Cerâmica e a ponte da Rasa, foi descartada.

Desde então o Executivo vem buscando alternativas para viabilizar a construção da estação em Ponte Nova. No final de 2014 o DMAES providenciou novo estudo para retomada do processo de implantação do empreendimento.

Na audiência a apresentação deste segundo estudo ficou a cargo dos representantes do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (DESA/UFMG): Artur Tôrres Filho/ engenheiro agrônomo e sanitarista, doutor em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos e Gilberto Caldeira Bandeira de Melo/ engenheiro químico e sanitarista, doutor em ciências da engenharia.

No total sete terrenos foram analisados através de parâmetros preestabelecidos, como distância de adensamentos populacionais, custo das obras e riscos inerentes à desapropriação. Por comparação foi definido que a melhor alternativa para a construção da ETE é área adjacente a antiga granja Gravatá, localizada na margem esquerda do rio Piranga, a mais de um quilômetro de distância das últimas casas do bairro Rasa.

De acordo com Artur, verificou-se que o terreno possui localização adequada, já que está distante de adensamentos populacionais, a principal preocupação do DMAES. Além disso, possui topografia apropriada para a construção da Estação e não exige altos custos para a implantação de interceptores – tubulação que irá conduzir o esgoto até a estrutura física da ETE.

“A principal preocupação da população é com o odor gerado pela estação, mas hoje temos tecnologias para tratá-lo e evitar transtornos aos vizinhos da ETE. Posso citar aqui a ETE Arrudas, inserida dentro da área urbana de Belo Horizonte, que trata boa parte do esgoto da capital”, disse o engenheiro.

De sua parte, Gilberto destacou a urgência na implantação da ETE. “O DMAES tem a responsabilidade de obedecer a legislação e buscar uma solução para o tratamento do esgoto. É impossível achar um local que agrade a todos e é preciso tomar uma decisão. Eu tenho certeza que a ETE não será um problema para vocês, será uma solução. Precisamos usar com respeito a água”, frisou o professor.

Participação popular 

Ao final da apresentação técnica doze pessoas se inscreveram para fazerem questionamentos e comentários sobre a implantação da ETE em Ponte Nova. Edson de Oliveira Azevedo, representante do Instituto Bioatlântica Agência de Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (IBIO-Agb Doce), compôs a mesa e falou sobre a importância do tratamento do esgoto para as futuras gerações, já que permite a diminuição da proliferação de doenças de veiculação hídrica.

Já Fábio Simão da Cunha, representante da sociedade civil, parabenizou o Executivo pela iniciativa. “É preciso pensar coletivamente nesta questão do saneamento. É bom [a implantação da ETE] para Ponte Nova, é uma questão de saúde mesmo”, ressaltou.

Agora o objetivo do DMAES é marcar uma reunião com os proprietários do terreno apontado como melhor alternativa para dar início ao processo de desapropriação da área.

Leia mais ...

Saúde alerta para focos de dengue em bairros de Ponte Nova

A Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Nova (Semsa) alerta a população sobre os cuidados contra a dengue e incentiva ações que combatam o mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a doença. Agentes de controle de endemias do Departamento de Vigilância em Saúde realizaram, entre os dias 6 e 8 de janeiro de 2015, a inspeção de 1.188 imóveis na cidade e encontraram depósitos contendo larvas do mosquito em 64 imóveis fiscalizados. 

Segundo a Vigilância em Saúde, o Centro Histórico foi o bairro que apresentou maior número de depósitos contendo a larva do mosquito. Foram 10 imóveis constatados na região central. Ainda segundo os dados da Saúde, o Santo Antônio também está na lista dos bairros que apresentaram imóveis com foco do mosquito. O bairro foi dividido em duas regiões, sendo o Santo Antônio II (Rua José Otaviano Vieira Mosqueira, Rua Santo Antônio, Rua Francisco Abrantes Fortuna, Rua Meridional (parte), Rua Teófilo Nascimento, Av. Rio Negro, Rua Rio Sena, Rua Rio Doce, Rua Marcos Campante Brandão, Rua Jatobá, Rua Aristóteles Ernesto dos Santos, Rua Dr. João Vidal de Carvalho, Rua do Contorno (parte), Av. Mário Martins de Fretias e Rua Jatobá) com 9 imóveis contendo as larvas e o Santo Antônio I (Rua Carangola, Rua Santo Antônio (parte), Rua Meridional (parte)) com 7 imóveis registrados. 

O bairro Rasa também aparece na lista com 7 depósitos encontrados. (veja a tabela ao final com outros bairros). A soma dos três bairros (Centro, Santo Antônio I e II e Rasa) representa quase 50% dos depósitos encontrados. Os locais mais comuns de formação dos focos, nestas regiões mencionadas, são caixas d’água, depósitos de alvenaria, vasos de plantas e bebedouros de animais. 

A Semsa ressalta que, desde o início deste ano, a Equipe de Enfrentamento da Dengue trabalha no recolhimento de lixo e na eliminação de focos da dengue. Até o dia 12 de janeiro, a equipe trabalhou nos bairros 1º de Maio, Rosário, Centro, Sumaré e Copacabana. Foram recolhidos 271 sacos de lixo, 16 pneus, além da eliminação de 29 focos do mosquito.  

Notificações de casos em Ponte Nova

No período de julho de 2014 a 12 de janeiro de 2015, a Secretaria de Saúde registrou cinco casos suspeitos de dengue, porém, não houve confirmação da doença em nenhum dos casos. 

“Frente à situação epidemiológica e entomológica do município de Ponte Nova, é necessária uma intensificação das ações preventivas dos agentes de endemias e equipe de enfrentamento da dengue, mas não podemos nos esquecer da participação da população no combate ao mosquito”, pontua o coordenador da Vigilância em Saúde, Marcelo de Paula Lima. Ainda segundo Marcelo, as ações da equipe de Enfrentamento da Dengue serão intensificadas, nos próximos dias, nos três bairros com maior número de focos apresentados.

 

Bairros Fiscalizados

 

Bairros

Quantidade de depósitos encontrados

Centro

10

Santo Antônio II

09

Santo Antônio I

07

Rasa

07

Bairro de Fátima

05

Pacheco

04

Triângulo Novo

04

Novo Horizonte

04

Vila Oliveira

03

São Pedro

03

Copacabana

02

Cidade Nova

02

Palmeirense

02

Pachequinho

01

Vila Alvarenga

01

Triângulo Velho

01

Palmeiras

01

Residencial Fortaleza

01

 

 

--

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Notícias Regionais

Brasil e Mundo

Ponte Nova

Colunistas

Serviços

  • Esqueceu sua senha?
  • Esqueceu seu usuário?