Menu

Escolas municipais têm medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunos das Escolas Municipais José Maria da Fonseca e João Guimarães foram medalhistas da XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Realizada em maio deste ano por meio de provas de conhecimentos sobre o tema, a OBA teve a participação de 772.257 alunos de 1.473 escolas de todo o país.

Todos os alunos participantes receberam certificação e os campeões foram contemplados com medalhas. Na Escola Municipal José Maria da Fonseca, foram medalhistas de bronze Luiz Sávio de Castro, do 8º Ano, e Letícia Faria Silva, do 9º Ano, sob representação da professora Andreiza Irias da Silva Martins. Na Escola Municipal João Guimarães, receberam a medalha de bronze os alunos Wender Messias de Lima, do 3º Ano do Ensino Fundamental, e Joaquim Dimas Faria Júnior, do 2º Ano do Ensino Fundamental, com a representação das professoras Fabriciane Sousa Guimarães e Alexandra Pereira, respectivamente. 

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Cras participa de Festa das Crianças da Pastoral do São Pedro

Na manhã de sábado (17), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Ponte Nova participou como apoiador, na praça Estrela Dalva, no bairro São Pedro, da festa em homenagem ao Dia das Crianças organizada pela Pastoral da Criança daquele bairro. O prefeito Guto Malta e o coordenador do Centro, Jaime Augusto de Jesus, prestigiaram o evento que contou com a participação de centenas de crianças e adolescentes moradoras da localidade.

O Cras participou da festa para as crianças oferecendo diversas oficinas como a de percussão, junto com o grupo Ganga Zumba, oficina de capoeira, dança, ginástica e pintura. Também houve oferecimento de oficna de desenhos artísticos e tatuagens. Segundo o coordenador do Cras, foi a primeira fez que este evento é realizado naquela comunidade para celebrar o Dia das Crianças. “Tivemos essa iniciativa de participar junto com a Pastoral e é um momento de lazer para as crianças do bairro”, disse.

Além das oficinas, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semej) disponibilizou brinquedos para a manhã recreativa dos jovens participantes da festa. O evento continuou na parte da tarde com a participação da Faculdade Dinâmica e pesagem dos jovens feita pela Pastoral.  

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Prefeito visita escola Escola Municipal Joaquim Pimenta

O prefeito Guto Malta e a assessora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Magna Dias, visitaram, nesta sexta-feira (17), a Escola Municipal Joaquim Pimenta, localizada na comunidade de Passatempo. Eles foram recepcionados pela diretora Adália Monteiro, que informou que a escola atende 74 alunos da Educação Infantil ao 5º ano.  

Destaque para a “Mostra Cultural 2014 - De Mãos dadas com a Saúde e a Sustentabilidade”, realizada no mês de setembro, que trabalhou com as crianças os temas reciclagem e reaproveitamento de materiais, limpeza do ambiente e hábitos de higiene, além dos órgãos dos sentidos. Guto e Magna ficaram encantados com os produtos confeccionados com sacolas plásticas feitos pelos próprios alunos, como cordas, móbiles, jogos americanos e tapetes.

A visita também contou com um momento especial, protagonizado pelo professor de educação física, Adilson Ferreira. Ele reuniu alunos e visitantes no pátio da escola e cantou, acompanhado de um pandeiro, algumas cantigas de roda. Todos se renderam ao som e acabaram caindo na dança.

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Jornal O Tempo: assinatura digital gratuita para associados da ACIP/CDL

Em parceria com a FCDL-MG e o jornal O Tempo, a ACIP/CDL oferece mais um benefício aos seus associados. Os interessados podem solicitar um ano de assinatura digital gratuita do jornal O Tempo. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com os seguintes dados da empresa:

 

Pessoa Física ou Jurídica:

Razão Social:

Nome Fantasia:

Contato:

CPF/CNPJ:

RG:

Data de Nascimento:

Sexo:

Telefone:

E-mail:

Endereço:

Bairro:

Cidade:

Estado:

CEP:

Leia mais ...

Município investe na qualidade da alimentação escolar

A Prefeitura de Ponte Nova, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem investido na alimentação escolar, preocupando-se com a qualidade daquilo que é ofertado aos alunos. O processo vai desde a aquisição dos produtos, passando pela capacitação das cozinheiras das escolas, até chegar à merenda escolar. 

Na manhã do último sábado (17), dezenas de cozinheiras da rede municipal de ensino passaram por um curso de capacitação cujo objetivo foi o treinamento no manuseio da alimentação escolar. A iniciativa visou o oferecimento de uma merenda de qualidade e a manutenção de profissionais bem preparados. O curso aconteceu na Escola Municipal Reinaldo Alves Costa e foi fruto de uma parceria entre o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE), a Secretaria de Educação (Semed), a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Segerh) e a Empresa de Assistência Técnico e Extensão Rural (Emater). 

O prefeito Guto Malta participou da abertura da capacitação ressaltando “o papel fundamental e a importância do trabalho de todas as cozinheiras para a saúde dos nossos alunos. Além disso, é uma oportunidade para a troca de experiências”. Também fizeram parte da abertura a secretária da Semed, Vanice Lourenço, o presidente do CMAE, Edson de Carvalho, a técnica em Segurança do Trabalho da Segerh, Geísa Romualdo, a extensionista da Emater, Alaerce Campos de Souza, e a estagiária de nutrição da Prefeitura, Soraia Silva Pinheiro. 

Foram 78 cozinheiras de 25 unidades escolares inscritas no curso. Em um primeiro momento, a servidora da Segerh falou sobre a importância do uso de equipamentos de segurança e proteção durante o preparo da merenda e orientou sobre outros cuidados necessários. Em um segundo momento da capacitação, a extensionista da Emater fez uma participação com o propósito de fazer um diagnóstico participativo, cuja finalidade foi descobrir quais são os desafios enfrentados pelas cozinheiras no preparo da alimentação. “A partir disso, poderemos, em conjunto, propor soluções para superá-los”, disse Alaerce. A extensionista esteve acompanhada da estagiária da Emater e estudante do curso de Economia Doméstica da UFV, Marina Barbosa Ferreira.        

 

Capacitação: dezenas de cozinheiras passaram por treinamento na alimentação escolar

 

Agricultura Familiar 

Além da capacitação das cozinheiras, a aquisição de gêneros alimentícios de qualidade é outra preocupação da Administração Municipal. Com a aprovação da Lei nº 11.947/2009 e da Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nº 38/2009, as escolas das redes públicas de educação básica passaram a usar produtos da agricultura familiar nas refeições oferecidas aos seus alunos. A partir de então, no mínimo 30% do valor enviado a estados e municípios pelo FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado obrigatoriamente na aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar (AF). 

Em Ponte Nova, o percentual utilizado na alimentação escolar relativo aos produtos da AF foi de 35,17% em 2012 e 73% no ano passado, continuando em gradativo crescimento. No 1º semestre de 2014, foram 44 agricultores de cinco associações envolvidos e, no 2º semestre, são 53 agricultores de cinco associações participantes. “Esta é uma política que transfere mais renda ao agricultor familiar. Assim, podemos dizer que se trata de um incentivo fundamental para que ele permaneça no campo”, disse a secretária municipal de Educação, Vanice Lourenço. 

Para tanto, é realizada, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru) e da Empresa de Assistência Técnico e Extensão Rural (Emater), a mobilização dos agricultores e posterior reunião com as associações passíveis de efetuarem o fornecimento de produtos. Nessa oportunidade, define-se o que fornecer e a quantidade correspondente a cada associação. A partir dos dados obtidos, a Sedru elabora projeto de venda de gêneros alimentícios para atender ao programa de alimentação escolar do Município. São realizadas duas chamadas públicas anuais: uma para o 1º semestre e outra pra o 2º semestre. Após a realização do certame, as associações são credenciadas e passam a fornecer os produtos semanalmente, sob inspeção de nutricionista da Semed. 

--

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Consórcio é apresentado na Câmara de Ubá

Após solicitação feita pela presidente da Câmara de Vereadores do município de Ubá, vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade, o gerente administrativo do CIMVALPI, Wellington Untaller, foi à Casa Legislativa prestar esclarecimentos a respeito do Consórcio, na semana passada.

O projeto de lei, de número 055/14, que ratifica o protocolo de intenções subscrito por Municípios integrantes da Região do Vale do Piranga para constituição do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga foi levado à primeira votação e discussão dos vereadores, em reunião da Casa ocorrida em 20 de outubro. Ao final, os vereadores solicitaram a retira do projeto, da pauta, para que a proposta possa ser melhor analisada junto ao Executivo, no que se refere aos serviços que serão executados pelo Consórcio.  

O Consórcio possui uma vasta lista de prestação de serviços e produtos para os municípios que dele fazem parte, como: pavimentação asfáltica, limpeza pública, coleta de resíduos urbanos, destinação final do resíduo sólido urbano, coleta e destinação final para resíduos de serviços de saúde, destinação final para resíduos da construção civil, manutenção e expansão da rede de iluminação pública, Minha Casa Minha Vida Rural, Centro de Controle de Zoonoses, Banco de Preço de Mercado através do IPEAD, motomecanização, serviço de inspeção regional, serviço de engenharia e treinamento de pessoal.

Clarissa Guimarães

 Assessora de Comunicação da AMAPI

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.amapi-mg.org.br

Leia mais ...

Distribuição de medicamentos da Policlínica e da UBS Triângulo é transferida para a Farmácia Central

A dispensação de medicamentos de controle especial e não controlados realizada na Policlínica Milton Campos e na Unidade Básica de Saúde do Triângulo foi direcionada, a partir desta segunda-feira (20/10), à Farmácia Central da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), localizada na Rua Antônio Frederico, nº 450, no Centro. A retirada pode ser feita de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 10h45 e de 13h às 16h. O paciente deve apresentar CPF, identidade, Cartão Nacional e Municipal do SUS e receita médica atualizada (no caso de medicamentos controlados, a validade é de até 30 dias; para os demais, a validade é de 6 meses). 

A mudança de local vista atender à circular da Diretoria de Medicamentos Estratégicos da Secretaria de Estado de Saúde, em conformidade com a solicitação proveniente do Ministério da Saúde, que torna obrigatória a dispensação de medicamentos no local onde está implantado o Sistema de Gerenciamento de Assistência Farmacêutica (Sigaf). Além disso, é preciso estar em consonância com as boas práticas da área, de acordo com a legislação vigente. 

O público atendido com remédios não controlados é composto por pessoas pertencentes à “área descoberta”, ou seja, que não se enquadram em nenhuma Unidade Básica de Saúde (UBS/PSF), bem como pacientes advindos da UBS Triângulo. Para medicamentos sob controle especial, o atendimento é feito a pacientes de qualquer área do município.

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br

Leia mais ...

Comunicado da Prefeitura de Acaiaca

Acaiaca, 20 de Outubro de 2014

 

 

COMUNICADO:

 

 

A falta de chuva pelo Brasil vem trazendo problemas a várias cidades mineiras e brasileiras. 

Em Acaiaca a administração municipal vem buscando solucionar o problema de todas as maneiras embora existem pessoas tentando prejudicar a boa administração que fazemos em prol do município.

No período eleitoral onde as coisas tornam-se mais difíceis, a administração municipal está fazendo o possível para solucionar o problema de abastecimento de água. Esse é um momento em que precisamos unir forças no sentido de colaborarmos não desperdiçando água lavando calçadas, carros e etc.

Portanto, pedimos mais uma vez o apoio e compreensão da população de Acaiaca economizando água para que não falte no futuro.

Agradecemos a colaboração afirmando nosso compromisso e confirmando que boatos espalhados pela cidade são simplesmente de cunho político feito por pessoas desocupadas que não passam apenas de "intrigas da oposição".

 

Atenciosamente,

 

 

José Calixto Milagres

Prefeito Municipal

 

Leia mais ...

Vau-Açu e Ana Florência vencem o Ruralzão 2014

Nesse domingo (19/10), aconteceu, no Estádio Mário Lobo/campo do Pau d`Alho, a final do Campeonato de Futebol de Várzea – Ruralzão 2014. A premiação ocorreu após as duas partidas entre os times finalistas das equipes aspirante e titular. O campeonato é uma realização da Prefeitura de Ponte Nova por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

O prefeito Guto Malta participou da premiação e fez a entrega dos troféus para as equipes campeãs e para os artilheiros e outros jogadores homenageados no campeonato. Guto parabenizou os envolvidos na organização do Ruralzão 2014 e já adiantou a realização do evento esportivo em 2015.

O secretário de Esporte, Rafael Pacheco, também participou da entrega dos troféus. Pacheco ressaltou a campanha contra a violência nos campos divulgada durante todo o certame e agradeceu toda a equipe envolvida na realização do evento.

A 1º partida da final do Ruralzão 2014 foi entre os times aspirante do Ana Florência e Vau-Açu. No 1º tempo, Rodrigo Luiz, artilheiro do Ana Florência, abriu o placar com 1 gol aos 10 minutos de jogo. Aos 47 minutos do 2º tempo, Kaiky, do Vau-Açu, conseguiu empatar a partida. Nos pênaltis, o Vau-Açu levou a melhor e venceu por 2 a 0 com gols de Vinícius e Mizael.

O 2º jogo da final foi entre os times titular do Pontal e Ana Florência. A partida também foi decidida nos pênaltis após placar de 0 a 0 no tempo normal. O Ana Florência foi o campeão da categoria com 5 gols marcados. O time adversário fez apenas 4 gols.    

Premiação

O Kuxixo foi considerado o time aspirante mais disciplinado do torneio, recebendo o 1º troféu da premiação. Na categoria titular, o troféu foi para a equipe do Santa Helena. O goleiro Giovani , da categoria aspirante do time do Vau-Açu, recebeu troféu de goleiro menos vazado. Já na categoria titular, o goleiro menos vazado foi Leonardo, representando o time do Pontal. Já na premiação de artilheiros, destacaram-se Rodrigo, atleta do time aspirante do Vau-Açu, e Renato, jogador do Ana Florência. Representantes dos times vice-campeões (aspirante e titular) e campeões (aspirante e titular) também receberam das mãos do prefeito e do secretário de Esporte os troféus de homenagem.   

Leia mais ...

DMAES realiza intervenção na captação de água por conta da baixa vazão do Piranga

Nesta quarta-feira, 15/10, equipe do DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) trabalha na captação de água bruta da Autarquia, localizada no Centro. Devido à baixa vazão do rio Piranga foi necessário alterar o nível da bomba que capta a água, deixando o equipamento mais submerso.

“O nível do rio Piranga está muito baixo, por isso precisamos intervir na captação de água. Estamos nos prevenindo caso a escassez de chuvas continue nos próximos meses”, explicou o diretor-geral do DMAES, Guilherme Tavares. 

Há alguns meses é possível notar uma expressiva redução na vazão do rio Piranga, consequência da baixa incidência de chuvas. A estiagem do rio está sendo considerada dentre as cinco mais severas dos últimos 70 anos.

Cidades vizinhas, como Viçosa – localizada a 45 Km de Ponte Nova –, já estão adotando o racionamento de água. Técnicos do DMAES ainda não verificaram a necessidade da prática, mas é muito importante que todos colaborem e economizem água.

Segundo a previsão climática para o próximo trimestre, a Zona da Mata terá o início da estação chuvosa normal, prevê-se que chova cerca de 250 a 500 mm. Contudo, esse valor não restaura as vazões normais da bacia, já que o déficit acumulado no período de longa estiagem é muito grande.

“Estamos tomando todas as providências para preservar o Piranga, o maior patrimônio natural de Ponte Nova. O Programa de Redução de Perdas vai reduzir expressivamente o desperdício de água tratada, mas a população também precisa colaborar. O DMAES e a Prefeitura estão empenhados numa campanha pelo consumo consciente da água, o objetivo é a conscientização ambiental da população”, ressaltou Guilherme.

É muito simples praticar o uso racional da água, evitar lavar calçadas e carros com água corrente e outras dicas simples, como diminuir o tempo no banho e escovar os dentes com a torneira fechada, ajudam na economia da água. 

 

Acesse nosso site e curta nossa fan page no facebook: 
www.dmaespontenova.com.br
www.facebook.com/dmaes.pontenova

DMAES
Av. Ernesto Trivelato, nº 158, Triângulo
Ponte Nova - MG / CEP: 35430-141

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Notícias Regionais

Brasil e Mundo

Ponte Nova

Colunistas

Serviços

  • Forgot your password?
  • Forgot your username?