Menu

Comemoração do dia das Professores em Acaiaca

Aconteceu em Acaiaca a comemoração do dia dos professores, com a presença de servidores da educação e professores a secretaria de Educação com o apoio da Prefeitura de Acaiaca ofereceu um belíssimo jantar, com muita descontração, elogios e sorteios de cesta com produtos para um café da manhã.

Márcia Maurício a secretaria de Educação da importância dos eventos para que haja uma maior união entre os educadores, servidores e convidados.

Também relatou que o apoio da prefeitura através do prefeito José Calixto Milagres sempre foi importante para o desenvolvimento da Educação em Acaiaca, onde vários projetos estão sendo desenvolvidos.

Destacamos ainda a presença de vários secretários, assessores, a presença da 1ª dama Tatiana Oliveira Milagres.

A sonorização ficou a cargo do vereador Zezé de Cetim que relembrou músicas dos anos 80 e todos ficaram bem a vontade, a festa recebeu muitos elogios de educadores e servidores como o ofício recebido.

Leia mais ...

Descarte irregular de lixo é abordado na Palavra Livre

Lixo e entulho descartados irregularmente estão, cada dia, mais comuns em Ponte Nova. A situação gera transtornos à população que fica vulnerável a diversas doenças. A vereadora Patrícia Castanheira (PTB) trouxe o assunto ao plenário da Câmara e utilizou a Palavra Livre da reunião de 20 de outubro para exibir fotos de vários pontos do município. Os mais críticos são na rodovia próxima à ponte da Rasa, antigo CDI, Volta da Banana (Santo Antônio), Bom Pastor, Rua Ídamo Yacomini (1º de Maio) e Atambu.

Patrícia alertou a Prefeitura da necessidade de uma maior fiscalização nestas e outras áreas que, comumente, tornam-se lixões acarretando sérios transtornos para a vizinhança. “Se procurar no meio do entulho, tem como encontrar pistas de quem o está jogando no local. O que a Prefeitura não pode é deixar como está”, explicou a vereadora, acrescentando que o Executivo deve notificar e multar os responsáveis.

Fotos: Patrícia Castanheira

Leia mais ...

Cidadão denuncia agressões ao meio ambiente

Em 20 de outubro, o vereador Leo Moreira (PSB) comentou a denúncia do cidadão José Alfredo Padovani enviada à Comissão de Defesa do Meio Ambiente. Na correspondência, Padovani relata as agressões ao meio ambiente, que necessitam de providências urgentes por parte dessa Comissão e ressalta que o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) não vem cumprindo com suas obrigações.

Com relação ao incêndio ocorrido em 3 de outubro, que destruiu mais de 20 hectares de mata nativa no Parque Natural Municipal Tancredo Neves e 14 hectares do entorno, Padovani questiona a vulnerabilidade atual da área e se a direção do parque, cuja gestão é compartilhada com o Codema, possui esquema de segurança e proteção, vigias e a construção de aceiros. O fogo foi combatido pelo Corpo de Bombeiros e Agentes Penitenciários, com apoio logístico do caminhão-pipa da Prefeitura. Na carta, Padovani ainda destaca a poluição visual com “cartazes gigantes” espalhados pela cidade e cobra a aplicação de leis para o controle deste tipo de publicidade e a *Lei de Crimes Ambientais.

Os vereadores Anderson Azevedo e Patrícia Castanheira, ambos do PTB, Valéria Alvarenga (PSDB), José Mauro Raimundi (PP), Wellington Neim (PMDB), Anísio Filho e Joãozinho Carteiro do PT comentaram a situação. Valéria destacou a necessidade de o diretor do parque vir ao plenário da Câmara explicar as ações que estão sendo desenvolvidas na sua gestão e as medidas que serão adotadas para evitar novas queimadas como a que ocorreu no Parque .

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente, composta pelos vereadores Joãozinho Carteiro (PT), Anderson Azevedo (PTB) e Leo encaminhou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente a realização de um seminário para discutir estratégias para a prevenção e o combate aos incêndios em matas do município. Os vereadores ressaltam que o evento precisa envolver, além da Câmara Municipal, o Codema, a Defesa Civil, a Polícia Militar do Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

* A chamada Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente (Lei 9.605/98, ainda não regulamentada) em sua Seção II - Da Poluição e outros Crimes Ambientais - art. 54, faz menção a "causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". As penas são de reclusão e detenção. No seu art. 65 prevê, expressamente, "pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano" As penas são de detenção e multa. Interessante notar que os pichadores ou grafiteiros sempre levaram vantagem na questão da responsabilização e penalização dos seus atos, pois as normas vigentes não definiam, expressamente, a tipicidade desse crime. Hoje, apesar de constar o crime, com todas as letras, no art. 65 é quando mais vemos a cidade inundada por este ato de vandalismo. (Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br/)

Foto: Unidade de Notícias

Leia mais ...

ACIP/CDL é parceira da PM nas visitas de alunos na Transitolândia

Saber os direitos e deveres dos motoristas e dos pedestres é um dever de todo cidadão, independentemente de idade. Pensando nisso, desde o mês de agosto a ACIP/CDL é parceira da Polícia Militar nas visitas de alunos das escolas públicas e particulares de Ponte Nova na Transitolândia, no bairro Vale Verde.

 

O passeio serve para orientar os estudantes sobre a legislação de trânsito vigente, como a sinalização e a importância do uso da faixa de pedestre. As visitas acontecem semanalmente, com escolas diferentes. A ACIP/CDL ajuda no custeio do lanche dos alunos.

 

Leia mais ...

Exposição apresenta trabalho em colagens de Laene Teixeira Mucci

 Como parte das comemorações do aniversário de 148 anos de Ponte Nova, acontece, de 20 a 30 de outubro, na galeria da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a exposição “Colagens”, de Laene Teixeira Mucci. Na tarde da última segunda-feira (20), foi realizado o evento de abertura, que teve a presença da própria artista plástica e poetisa. Autoridades municipais, artistas, imprensa, além de amigos e admiradores prestigiaram a exposição, que conta com 30 obras. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Emerson de Paula, destacou que as colagens “permitem que sejam lançados novos olhares sobre uma outra face da artista”. Para ele, “a obra de Laene fala por si só”.

Na ocasião, Laene presenteou a OAB, na pessoa do advogado Luiz Raimundo de Oliveira, com um de seus trabalhos. Em seu pronunciamento, a artista falou sobre como as colagens tiveram início, por volta de 1970. “Eu estava trabalhando no Curso Normal do saudoso Colégio Pontenovense e uma aluna carinhosa ofereceu-me um cartão de fim de ano, recortado em forma de coração e enfeitado com pedacinhos coloridos. Foi um presente realizado em cartolina. Assim a colagem apareceu em minha vida e permanece até hoje, sem parar. Como um exercício das mãos, da mente e da alma, presente de Deus”.

A artista também declamou poesia de sua autoria, dedicada “À minha terra natal” e intitulada “Presente de Aniversário”. Trecho da obra diz: “Sei que, assim, tal como os versos, as colagens são também partes de mim, pedaços do que sou e do que vivo, do que fui, do que vivi”.  O evento também foi marcado pela declamação de poesias de Laene e de outros autores. Segundo afirmou, “Ponte Nova tem o dom da declamação e isso não pode morrer”.

Apóiam a exposição: Prefeitura de Ponte Nova, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Sinhá Flores, Pontenet, 7ª Subseção da OAB e Folha de Ponte Nova.

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Escolas municipais têm medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunos das Escolas Municipais José Maria da Fonseca e João Guimarães foram medalhistas da XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Realizada em maio deste ano por meio de provas de conhecimentos sobre o tema, a OBA teve a participação de 772.257 alunos de 1.473 escolas de todo o país.

Todos os alunos participantes receberam certificação e os campeões foram contemplados com medalhas. Na Escola Municipal José Maria da Fonseca, foram medalhistas de bronze Luiz Sávio de Castro, do 8º Ano, e Letícia Faria Silva, do 9º Ano, sob representação da professora Andreiza Irias da Silva Martins. Na Escola Municipal João Guimarães, receberam a medalha de bronze os alunos Wender Messias de Lima, do 3º Ano do Ensino Fundamental, e Joaquim Dimas Faria Júnior, do 2º Ano do Ensino Fundamental, com a representação das professoras Fabriciane Sousa Guimarães e Alexandra Pereira, respectivamente. 

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Cras participa de Festa das Crianças da Pastoral do São Pedro

Na manhã de sábado (17), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Ponte Nova participou como apoiador, na praça Estrela Dalva, no bairro São Pedro, da festa em homenagem ao Dia das Crianças organizada pela Pastoral da Criança daquele bairro. O prefeito Guto Malta e o coordenador do Centro, Jaime Augusto de Jesus, prestigiaram o evento que contou com a participação de centenas de crianças e adolescentes moradoras da localidade.

O Cras participou da festa para as crianças oferecendo diversas oficinas como a de percussão, junto com o grupo Ganga Zumba, oficina de capoeira, dança, ginástica e pintura. Também houve oferecimento de oficna de desenhos artísticos e tatuagens. Segundo o coordenador do Cras, foi a primeira fez que este evento é realizado naquela comunidade para celebrar o Dia das Crianças. “Tivemos essa iniciativa de participar junto com a Pastoral e é um momento de lazer para as crianças do bairro”, disse.

Além das oficinas, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semej) disponibilizou brinquedos para a manhã recreativa dos jovens participantes da festa. O evento continuou na parte da tarde com a participação da Faculdade Dinâmica e pesagem dos jovens feita pela Pastoral.  

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Prefeito visita escola Escola Municipal Joaquim Pimenta

O prefeito Guto Malta e a assessora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Magna Dias, visitaram, nesta sexta-feira (17), a Escola Municipal Joaquim Pimenta, localizada na comunidade de Passatempo. Eles foram recepcionados pela diretora Adália Monteiro, que informou que a escola atende 74 alunos da Educação Infantil ao 5º ano.  

Destaque para a “Mostra Cultural 2014 - De Mãos dadas com a Saúde e a Sustentabilidade”, realizada no mês de setembro, que trabalhou com as crianças os temas reciclagem e reaproveitamento de materiais, limpeza do ambiente e hábitos de higiene, além dos órgãos dos sentidos. Guto e Magna ficaram encantados com os produtos confeccionados com sacolas plásticas feitos pelos próprios alunos, como cordas, móbiles, jogos americanos e tapetes.

A visita também contou com um momento especial, protagonizado pelo professor de educação física, Adilson Ferreira. Ele reuniu alunos e visitantes no pátio da escola e cantou, acompanhado de um pandeiro, algumas cantigas de roda. Todos se renderam ao som e acabaram caindo na dança.

 

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...

Jornal O Tempo: assinatura digital gratuita para associados da ACIP/CDL

Em parceria com a FCDL-MG e o jornal O Tempo, a ACIP/CDL oferece mais um benefício aos seus associados. Os interessados podem solicitar um ano de assinatura digital gratuita do jornal O Tempo. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com os seguintes dados da empresa:

 

Pessoa Física ou Jurídica:

Razão Social:

Nome Fantasia:

Contato:

CPF/CNPJ:

RG:

Data de Nascimento:

Sexo:

Telefone:

E-mail:

Endereço:

Bairro:

Cidade:

Estado:

CEP:

Leia mais ...

Município investe na qualidade da alimentação escolar

A Prefeitura de Ponte Nova, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem investido na alimentação escolar, preocupando-se com a qualidade daquilo que é ofertado aos alunos. O processo vai desde a aquisição dos produtos, passando pela capacitação das cozinheiras das escolas, até chegar à merenda escolar. 

Na manhã do último sábado (17), dezenas de cozinheiras da rede municipal de ensino passaram por um curso de capacitação cujo objetivo foi o treinamento no manuseio da alimentação escolar. A iniciativa visou o oferecimento de uma merenda de qualidade e a manutenção de profissionais bem preparados. O curso aconteceu na Escola Municipal Reinaldo Alves Costa e foi fruto de uma parceria entre o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE), a Secretaria de Educação (Semed), a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Segerh) e a Empresa de Assistência Técnico e Extensão Rural (Emater). 

O prefeito Guto Malta participou da abertura da capacitação ressaltando “o papel fundamental e a importância do trabalho de todas as cozinheiras para a saúde dos nossos alunos. Além disso, é uma oportunidade para a troca de experiências”. Também fizeram parte da abertura a secretária da Semed, Vanice Lourenço, o presidente do CMAE, Edson de Carvalho, a técnica em Segurança do Trabalho da Segerh, Geísa Romualdo, a extensionista da Emater, Alaerce Campos de Souza, e a estagiária de nutrição da Prefeitura, Soraia Silva Pinheiro. 

Foram 78 cozinheiras de 25 unidades escolares inscritas no curso. Em um primeiro momento, a servidora da Segerh falou sobre a importância do uso de equipamentos de segurança e proteção durante o preparo da merenda e orientou sobre outros cuidados necessários. Em um segundo momento da capacitação, a extensionista da Emater fez uma participação com o propósito de fazer um diagnóstico participativo, cuja finalidade foi descobrir quais são os desafios enfrentados pelas cozinheiras no preparo da alimentação. “A partir disso, poderemos, em conjunto, propor soluções para superá-los”, disse Alaerce. A extensionista esteve acompanhada da estagiária da Emater e estudante do curso de Economia Doméstica da UFV, Marina Barbosa Ferreira.        

 

Capacitação: dezenas de cozinheiras passaram por treinamento na alimentação escolar

 

Agricultura Familiar 

Além da capacitação das cozinheiras, a aquisição de gêneros alimentícios de qualidade é outra preocupação da Administração Municipal. Com a aprovação da Lei nº 11.947/2009 e da Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nº 38/2009, as escolas das redes públicas de educação básica passaram a usar produtos da agricultura familiar nas refeições oferecidas aos seus alunos. A partir de então, no mínimo 30% do valor enviado a estados e municípios pelo FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado obrigatoriamente na aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar (AF). 

Em Ponte Nova, o percentual utilizado na alimentação escolar relativo aos produtos da AF foi de 35,17% em 2012 e 73% no ano passado, continuando em gradativo crescimento. No 1º semestre de 2014, foram 44 agricultores de cinco associações envolvidos e, no 2º semestre, são 53 agricultores de cinco associações participantes. “Esta é uma política que transfere mais renda ao agricultor familiar. Assim, podemos dizer que se trata de um incentivo fundamental para que ele permaneça no campo”, disse a secretária municipal de Educação, Vanice Lourenço. 

Para tanto, é realizada, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru) e da Empresa de Assistência Técnico e Extensão Rural (Emater), a mobilização dos agricultores e posterior reunião com as associações passíveis de efetuarem o fornecimento de produtos. Nessa oportunidade, define-se o que fornecer e a quantidade correspondente a cada associação. A partir dos dados obtidos, a Sedru elabora projeto de venda de gêneros alimentícios para atender ao programa de alimentação escolar do Município. São realizadas duas chamadas públicas anuais: uma para o 1º semestre e outra pra o 2º semestre. Após a realização do certame, as associações são credenciadas e passam a fornecer os produtos semanalmente, sob inspeção de nutricionista da Semed. 

--

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Notícias Regionais

Brasil e Mundo

Ponte Nova

Colunistas

Serviços

  • Forgot your password?
  • Forgot your username?