Menu

Saúde divulga dados sobre o combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do setor de Vigilância em Saúde, divulga dados estatísticos sobre a proliferação e o combate ao Aedes aegypti em Ponte Nova. Os números referem-se ao período de 11 a 14 de abril deste ano.

Durante estes dias, os agentes de controle de endemias da secretaria inspecionaram 1.205 imóveis. Destes, 28 apresentaram depósitos contendo larvas do mosquito Aedes aegypti e dois com focos doAedes Albopictus, considerado vetor secundário do vírus do dengue.

Dos 24 bairros visitados, o Triângulo Velho e o Santo Antônio (Palmeiras) foram os que apresentaram maior quantidade de focos. A maioria destes verificados em locais como caixas d’água, vasos e frascos com plantas, bebedouros de animais, calhas, lajes, ralos e sanitários em desuso.

A Semsa informa ainda que o índice de infestação predial (porcentagem entre o numero de imóveis positivos e o numero de imóveis pesquisados) do município foi de 1,8 – o que representa médio risco.

“A população precisa colaborar e incorporar na rotina ações de combate ao mosquito. É importante lembrar que a maior incidência de focos do Aedes está nas residências e imóveis particulares”, explicou o coordenador da Vigilância Epidemiológica Marcelo Lima. 

Para o combate ao mosquito, a secretaria enumera algumas ações que têm sido executadas no município. A Equipe de Enfrentamento à Dengue, por exemplo, tem como principais funções exercer atividades de limpeza e/ou arrumação em dependências públicas; proceder a remoção de objetos como pneus, plásticos e outros que facilitam a acúmulo de água; efetuar serviços de capina e roçado; varrer, lavar e remover lixo de lotes, residências e outros; fazer a limpeza de bueiros e ribeirões;  e trabalhar na organização/limpeza de depósitos de lixo e outros detritos.

Até o momento, foram recolhidos 6.476 sacos com lixo, 150 pneus e eliminados 730 focos do mosquito por meio do trabalho do grupo.

-- 
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
Leia mais ...

Inauguração da Arena Esportiva reúne centenas de pessoas em Palmeiras

Na tarde de ontem (24/05), o prefeito Guto Malta, ao lado do Secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, inaugurou, na Praça de Palmeiras, a Arena Esportiva do projeto Minas Gerais Territórios Esportivos, uma ação do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (SEEP), em parceria com a MCS Marketing Esportivo. Ponte Nova foi um dos 13 municípios mineiros escolhidos para sediar o evento. A ação tem por objetivo promover e disseminar a prática dos esportes olímpicos e paralímpicos no Estado.   

Até o próximo sábado (28/05), a Arena ficará montada na praça e qualquer pessoa poderá participar das atividades propostas. A entrada é gratuita. A tenda interativa oferece oficinas de oito modalidades esportivas entre elas atletismo, luta olímpica, badminton, basquete, handebol, judô, paradesporto e tênis de mesa. 

Leia mais ...

Começa a limpeza nas dependências do Hotel Glória; prédio será transformado em espaço cultural

O prefeito Guto Malta esteve, na manhã de hoje (23/05), nas dependências do prédio do antigo Hotel Glória acompanhando o início da limpeza que será feita durante os próximos 15 dias em todos os cômodos do prédio. A ação, coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), faz parte do processo de revitalização de um dos maiores patrimônios culturais da cidade. Os serviços estão sendo realizados pela empresa SOS Limpeza, que também fará a retirada de entulhos e a capina nas áreas externas do hotel. 

A revitalização do espaço faz parte do Programa Codemig de Apoio ao Cinema (Cineminas), cujo objetivo é implantar complexos de exibição de filmes, criando e reformando salas de cinema em todo o Estado. A ideia é transformar o espaço para o desenvolvimento de uma cultura audiovisual. O projeto para o Hotel Glória prevê uma parceria inédita com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o qual implantará no local um centro cultural que constituirá um marco para a região.

Limpeza no Hotel Glória teve início na manhã de hoje (23/05)

“Todas as nossas expectativas com relação à revitalização do hotel estão sendo atendidas. Estamos mantendo diálogos constantes com a Codemig e as ações estão saindo dentro do prazo previsto”, destacou o prefeito ao mencionar a reforma do hotel como uma das maiores conquistas de reforma patrimonial dos últimos tempos. 

--

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Leia mais ...

Com lotação máxima, ACIP/CDL realiza mais uma oficina gratuita

A ACIP/CDL realizou mais uma oficina gratuita para seus associados nesta terça-feira (24/05). Com apoio do SEBRAE, o tema foi: “Como Elaborar um Planejamento de RH”. As inscrições se esgotaram rapidamente, devido à importância do tema e ao treinamento sem custos. A instrutora foi Carmen Rossana Carrijo Kotnick Pereira, que abordou temas como recrutamento e seleção, capacitação e desenvolvimento de colaboradores. A próxima oficina será no dia 8 de junho, com o tema “Merchandising e Vitrinismo para o Comércio”.

 

 

 

 

 

Leia mais ...

NO HNSD , AMPLIAÇÃO DE ESPAÇO E ATENDIMENTO

A Ampliação do CTI Abdalla Felíco  ganhou uma nova ambiência mais ampla com investimentos em modernos equipamentos que possibilitarão um atendimento mais humanizado  a toda população da macrorregião .Com o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes de alta complexidade,o novo espaço do  CTI adulto do HNSD permitirá a equipe multidisciplinar oferecer mais qualidade ao serviço. A nova expansão propiciará mais agilidade para atendimento da demanda reprimida.
 
Leia mais ...

Vem aí o 10º Festival de Inverno!

Os preparativos para a 10ª edição do Festival de Inverno de Ponte Nova, que acontece de 24 a 31 de julho, estão a todo vapor. O evento, realizado pela Prefeitura de Ponte Nova, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semct), traz o tema “Trajetórias e Territórios”, com vasta programação que contemplará shows, exposições, oficinas, espetáculos de teatro e dança e atividades voltadas ao público infantil. A proposta de descentralização das ações de cultura continuará presente, abrangendo vários espaços da cidade.

O Festival de Inverno teve origem em 2005, quando um grupo de estudantes – formado por Ana Elisa Czarnecki, Marcelo José Gonçalves e Celiane Barbosa Gomides – resolveu criar algo semelhante aos Festivais de Inverno de Ouro Preto e Mariana na comunidade de Vau Açu. Com o surgimento da Secretaria de Cultura, em 2007, o evento foi potencializado, abraçando a cidade como um todo. Nesse novo formato, o evento comemora uma década de história, promovendo o diálogo entre as diferentes manifestações culturais de Ponte Nova e sua relação com outras vozes, sejam de Minas Gerais, sejam do Brasil.

Nesses 10 anos, várias temáticas foram abordadas a partir do fazer cultural da terra: o incentivo à leitura, o sabor da cultura popular, o meio ambiente, a interface entre memória e tradição, entre outras. “Em 2016, a diversidade e a experimentação são os territórios a serem desbravados nas reflexões e práticas culturais e artísticas que nos afetam, nos pertencem e nos transcendem”, ressaltou o secretário da Semct, Emerson de Paula.   

E sob a perspectiva de desbravar novos territórios, foi também criado o “Festival com a Escola”, que chega, este ano, à sua 2ª edição. “O objetivo é divulgar o evento nas escolas, que são territórios de encontros, trocas e saberes, fazendo com que a arte chegue a professores, alunos e comunidade, numa teia de pertencimento e criatividade”, finalizou o secretário.

A programação completa do evento será divulgada em breve no site da Prefeitura de Ponte Nova (www.pontenova.mg.gov.br), no Facebook (facebook.com/pmpn.mg) e no site festinvernopontenova.com.br.  

 

--

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Leia mais ...

A Corporação Musical Santíssima Trindade se apresenta no bairro Triângulo

A Corporação Musical Santissima Trindade se apresentou na festa da Santissima Trindade no bairro do Triângulo.

Sob a regência de José Paulo Gomides, a banda teve uma brilhante performance e na ocasião, foram apresentados os novos músicos formados através do projeto Músicos e Cia. patrocinado pelo Governo Federal e Grupo Bartofil.

Já para o dia 29/05, a corporação representará Ponte Nova no VI Encontro de Bandas da cidade de Dionísio.

Leia mais ...

NO HNSD, AMPLIAÇÃO DO CTI E HOMENAGENS

Em 13/5, a Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores fez a uma homenagem In Memoriam ,ao ilustres senhores: Miguel Bartolomeu e Abdalla Felíco. Na ocasião, a instituição inaugurou a 1ª fase das ampliações do CTI que de 06 leitos passará para 10 leitos.E numa próxima etapa mais 03 leitos semi-intensivos. O CTI, recebeu o nome do Dr. Abdalla Felício ex- provedor e prefeito de Ponte Nova e o Instituto de Oncologia ganhou oficialmente o nome de Miguel Bartolomeu, uma homenagem a sua memória e à sua famíla , grande colaboradora na ampliação do CTI e no serviço de oncologia do Hospital.
 
Família de Miguel Bartolomeu : Gerson, Cláudia, Gilton, Renato, Maria Efigênia, Antônio Miguel, Milton Sette e Gilma 
 
Leia mais ...

Atenção: utilize os convênios médicos da ACIP/CDL

Em 2013, por uma determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a ACIP/CDL passou por uma alteração nos seus convênios médicos, odontológicos e laboratoriais, que oferecem descontos de até 60% na tabela de preços dos conveniados. 

Desde então, os empresários ou funcionários não precisam mais se deslocar à ACIP/CDL para emitir a guia de autorização para uma consulta ou um exame. A requisição é preenchida e entregue diretamente ao médico, dentista ou clínica conveniados, sendo o pagamento à vista, no local. Todos os pagamentos são feitos diretamente nos consultórios. Somente os médicos que mantêm contrato com a ACIP/CDL podem usufruir destes serviços. 

Toda empresa associada da ACIP/CDL já tem o bloco de requisição. Mas, caso você não tenha, solicite um novo bloco pelo telefone: (31) 3817-2492. 

Todos os empresários associados, assim como seus funcionários e familiares, têm direito a este benefício! Veja o arquivo anexo com a lista atualizada de conveniados e aproveite!

 

 

 

 

Leia mais ...

Educadores participam de formação sobre Cultura Afro-Brasileira e Africana

Educadores da Rede Municipal de Ensino participaram, nestas terça e quarta-feiras (10 e 11/05), na Rede CVT/Uiatec-UAB, de formação sobre a Cultura Afro-Brasileira e Africana, contemplando um dos eixos preconizados pela Lei Municipal 3.740/2013. Tal legislação, que trata da Educação Inclusiva, também contempla, de forma transversal, os eixos Educação Especial (conforme trabalho realizado pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado/Caedes), Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo, Indígena e Quilombola e Educação em Direitos Humanos, Gênero, Diversidade Sexual e Cidadania, promovendo a cultura de paz.

Foto 1

Formação contou com dinâmica sobre “corporeidade negra”

Os trabalhos, coordenados pela responsável pela Educação Inclusiva da Rede Municipal, Claucia Santos, contaram com quatro palestras. O pedagogo Frances Lopes, que é coordenador da Rede CVT/Uaitec-UAB de Ponte Nova e pós-graduado pela Uniafro – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, ministrou a palestra “Literatura Negra Brasileira”. Por sua vez, o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Ouro Preto (Neabi/Ufop), Adilson Pereira dos Santos, abordou a temática “Cultura e história dos africanos, afro-brasileiros e indígenas e educação para as relações étnico-raciais na escola: por que e para quê?”.

Foto 4

Frances Lopes abordou a temática da literatura negra no Brasil

A diretora Karina da Fonseca Ribeiro e a professora Raimunda Francisca – ambas da Rede Municipal – também palestraram sob o tema “Visibilidade do Negro na Escola: remédio contra o racismo”, como resultado de formação realizada em Belo Horizonte sobre o tema. As educadoras ainda propuseram rápida oficina sobre “Corporeidade Negra” e “Jogos”. A formação ainda contou com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Emerson de Paula, que apresentou aos participantes várias opções de material e suporte para trabalhar o assunto.

Foto 3

Adilson Pereira dos Santos falou sobre o movimento negro contemporâneo

Segundo a secretária municipal de Educação, Vanice Lourenço, a formação sobre a cultura afro abrange um tema muito amplo. “A discussão é rica e inesgotável e proporciona uma interface com todas as áreas de promoção dos direitos humanos”, disse. Já Claucia Santos mencionou o importante papel que a Educação Inclusiva exerce. “A palavra-chave é o respeito, para sabermos lidar com todas as diferenças. Temos que incluir, e não segregar, lidando naturalmente com aquilo que é diferente, pois todos nós o somos de alguma maneira”, pontuou.

 

--

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação/ASCOM
Prefeitura de Ponte Nova
(31) 3819-5454 - ramal 235 / 3819-5485
www.pontenova.mg.gov.br / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Notícias Regionais

Brasil e Mundo

Ponte Nova

Colunistas

Serviços

  • Esqueceu sua senha?
  • Esqueceu seu usuário?