José Nogueira "Bambu"

José Nogueira, mais conhecido pelo apelido de Bambu, nasceu em 22/12/1930, na cidade de Ubá, filho de João Barreto e de Dona Sebastiana Nogueira.

Iniciou-se no ramo gastronômico ainda em Ubá, trabalhando nos principais hotéis daquela cidade.

Em 1956 casou-se com Dona Hélen Marssad.

Estava trabalhando em Juiz de Fora, em 1957, quando foi convidado por um grupo de amigos para trabalhar em Ponte Nova, especificamente no Hotel Glória. Neste mesmo ano mudou-se, então, para Ponte Nova.

No período de 1957 a 1981 trabalhou em várias cidades, nas principais casas e hotéis, como Ouro Preto, Viçosa, Juiz de Fora e Ponte Nova, onde foi sócio da Churrascaria Joelândia com o saudoso Joel Saltarelli..

Em 1981 estava trabalhando em Ouro Preto quando foi novamente convidado para comandar um novo restaurante que se instalava no prédio do Pontenovense Futebol Clube. Ali se encontra até hoje.

Nestes períodos, serviu banquetes para grandes personalidades e políticos.

Autodidata, grande conhecedor de história e amante da literatura, possui uma vasta coleção de obras da arte culinária.

Participou de vários cursos, onde procura aperfeiçoar-se cada vez mais, tendo também ministrado muitos cursos de culinária.

Uma frase que costuma repetir a amigos mostra bem seu amor a Ponte Nova: "Vocês são pontenovenses porque nasceram aqui; eu sou pontenovense porque escolhi."

Recebeu homenagem do Mérito Legislativo 2000

Fonte:
Informativo Perfil

voltar