José Brígido Coelho

José Brígido Coelho nasceu em Ponte Nova, aos 8 de outubro de 1919, filho de Jerônimo Tobias Coelho e de dona Paulina Coelho. Teve uma infância normal, como qualquer criança pobre da época, isto é, catou esterco para vender, vendeu verduras e capinou ruas.

Estudou na Escola Técnica de Comércio Pontenovense, formando-se em contabilidade em 1950, na primeira turma daquela escola. Exerceu a profissão até 1957, sendo gerente de uma torrefação de café. Foi depois disso comerciante de cereais, até 1965, quando tornou-se subgerente da Minascaixa no município de Urucânia, sendo ainda assessor da Câmara Municipal e dos prefeitos da cidade, além de professor do Colégio Padre Antônio Pinto, até 1982, quando se aposentou. Em Urucânia, foi também diretor do Grêmio Esportivo Urucaniense e presidente da Casa das Crianças Vovó Taninha. Em muitas oportunidades, representou o município em reuniões em Belo Horizonte, em nome dos prefeitos Paulo Giardini e Manoel Mayrink Neto. Recebeu diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo jornal A Cidade, e presidiu a comissão que construiu o Santuário de Nossa Senhora das Graças de Urucânia.

Ainda infante, em companhia de seu pai, entrou para a Sociedade São Vicente de Paulo, onde exerceu diversos cargos e milita ainda hoje. Fez parte da Congregação Mariana, onde exerceu os cargos de presidente e secretário. Foi um dos fundadores e secretário do Municipal Atlético Clube, além de seu representante na Liga Municipal, onde foi também secretário, na época da administração Pio Penna.

Durante 15 anos José Brígido Coelho fez parte da diretoria do Ceaps, organização que prestou inúmeros serviços à comunidade pontenovense

Atualmente, participa do Grupo Sabedoria e Paz da Terceira Idade. Todas as pessoas com mais de 60 anos podem fazer parte deste Grupo, que recebeu da Câmara Municipal de Ponte Nova título de utilidade pública. O Grupo Sabedoria e Paz não tem cor política nem religiosa, ensina a boa convivência humana e como cuidar da saúde e do bem estar social. Faz intercâmbio com grupos de outras cidades, com atividades como passeios e ginástica para a 3ª idade. As reuniões são semanais e se realizam no Salão Paroquial.

José Brígido Coelho é casado com Dona Maria da Conceição Coelho. Desta união nasceram oito filhos e nove netos.

Recebeu homenagem do Mérito Legislativo 2000

Fonte:
Informativo Perfil

voltar