José Emiliano Dias

Hoje evocamos a personalidade de um dos maiores servidores públicos que passaram pela nossa Prefeitura. Trata-se de José Emiliano Dias, Personagem ímpar que fez história. Nascido em Ponte Nova a 11 de setembro de 1893, o referido desde cedo demonstrou interesse pela matemática e matérias afins. Tanto é que durante sua vida adulta exerceu vários cargos ligados à área de contabilidade com argúcia e perfeição, mesmo sem ter se formado. Auto-didata, foi guarda-livro de diversas empresas, com destaque para o Café Minas-Rio. Depois trabalhou no Banco Pelotense, aqui e em Juiz de Fora. No dia 05 de janeiro de 1939, após se desligar do banco, ingressou na Prefeitura Municipal de Ponte Nova, onde exerceu o cargo de contador até 29/01/43. Em seguida foi designado para o cargo de Chefe de Serviço de Contabilidade, permanecendo neste até 17 de dezembro de 1966, sendo nomeado posteriormente para o cargo de Chefe de Serviço da Fazenda. Em 1969, quando da implantação do Plano de Cargos e Salários da Prefeitura, é nomeado Diretor da Fazenda, cargo que ocupou até a data de sua aposentadoria, em 09 de novembro de 1970. Faleceu em 14/10/1983, após uma vida laboriosa, onde imprimiu a marca de sua tenacidade com probidade e honradez.

José Emiliano Dias era filho de Policiano Lourenço Dias e Elisa Isabel Dias, sendo o caçula entre os sete irmãos. De seu casamento com Dona Luzia Ângela Mercini Dias, teve quatro filhos, a saber: Leda Elisa Dias Campos, José Emiliano Dias Filho, Lai Emiliano Dias e Lôla Dias Jorge. Iniciou seus trabalhos na prefeitura no mandato do Dr. Otávio Soares, tendo se aposentado no governo de João Batista Viggiano.

Quando Viggiano lavrou o ato de sua aposentadoria, dirigiu-lhe ofício, do qual transcrevemos o seguinte trecho: "Se, por um lado, pesa-me ver a Prefeitura privada de seu excelente concurso - pois sempre foi V.Sa um funcionário competente e exato no exercício de suas atribuições - por outro apraz-me vê-lo fruindo o descanso a que faz juz, após tantos lustros de magníficos e assinalados serviços à Administração Municipal, aos quais V.Sa. se dedicou, não só com notória eficiência funcional, mas, sobretudo, com a probidade que lhe definiu, através de quase sete lustros, o comportamento de modelar servidor público".