Rogério Parentoni Martins

 

Rogério Parentoni Martins nasceu em Ponte Nova, em 01/07/50, filho de Guilherme Martins da Silva e Maria Parentoni Martins. É casado com Carmen Maria de Caro Martins e reside atualmente em Belo Horizonte.

Rogério é Bacharel e Licenciado em História Natural pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1974. Em 1975 fez Curso de Extensão em Metodologia de Pesquisas, no Quarto congresso Brasileiro de Medicina Tropical, no Rio de Janeiro, e em 1975 cursou extensão em Malacologia Médica, no ICB-UFMG, ministrado pelo Dr. Emile Malek, da University of Tulane, New Orleans.

Em 1980 terminou mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especializando-se em Sistemática Zoológica, em 1981, na Universidade Federal de São Carlos,

Em 1991 finalizou seu doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas.

São os seguintes os atuais cargos ocupados por Rogério Parentoni Martins: Professor Adjunto, Assessor do Reitor da UFMG, Prof. Francisco César Sá Barreto, para ações ambientais; Membro titular do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa do ICB/UFMG; Membro titular do Comitê de Ciências Ambientais do ICB/UFMG; Presidente da Sociedade de Biologia de Minas Gerais; Representante da Área Ecologia e Meio Ambiente da CAPES; e Coordenador do Grupo de Estudos Interdisciplinares da UFMG.

Anteriormente, ocupou os seguintes cargos: Pesquisador auxiliar em estudos epidemiológicos sobre doença de chagas e esquistossomose, no Município de Barreiras, Bahia de 74 a 75; Subchefe do Departamento de Biologia Geral, ICB-UFMG de 84 a 85; Coordenador do Programa de pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre (ICB-UFMG) de 94 a 98; Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de pós-graduação em Ecologia em 1995; Vice-Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de pós-graduação em Ecologia em 1996; Coordenador do Comitê de Ecologia e Limnologia do CNPq de 1997-1998

Rogério teve várias experiências docentes em escolas do 1º e 2º graus e recebeu, entre outras, as seguintes distinções: Diploma de serviços prestados ao Projeto Rondon; Nome específico de uma nova espécie de Coleoptera (Curculionidae) Lonchophorus martinsi Clark 1988, publicada em Quaestiones Entomologicae 24(3): 465-518; Eleito Fellow of the Linnean Society of London em 20/01/94, por escrutínio secreto.; três prêmios jovem cientista recebidos por seus orientandos.

São as seguintes as sociedades científicas a que pertence: Association for Tropical Biology; Sociedade de Biologia de Minas Gerais; Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Sociedade Brasileira de Entomologia; National Geographic Society; The Linnean Society of London; International Society of Hymenopterists

Rogério fez muitos estágios e participou de congressos no Brasil e exterior, desde 1972, apresentando trabalhos científicos, além de participar também de inúmeros comitês, grupos de trabalho, workshops, concursos e bancas examinadoras de pós-graduandos, prestando ainda assessoria a publicações e instituições científicas. Sua grande produção científica compreende ainda mesas redondas, palestras e cursos proferidos em universidades do Brasil e do exterior.

Na edição e participação em livros citam-se suas atividades como editor e organizador com F.S. Lopes das Atas do Encontro de Ecologia Evolutiva, Publicação nº 69 da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1990); autor dos verbetes sobre Dinâmica das Populações do Glossário de Ecologia, 1a edição, publicação nº 57 da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1987); editor e organizador com Thomas M. Lewinsohn e Marcos Soares Barbeitos do livro Ecologia e Comportamento de Insetos, para a série Oecologia Brasiliensis, (1999); editor da revista eletrônica internacional HEURISTICA.

Entre algumas de suas inúmeras publicações em jornais, merecem destaque:

Martins, R.P. 1997. Extinção é para sempre, ou por que não falar de flores? Leitura (Encarte da Tribuna de Minas). Ano II, número 23, pg. 8-9; Marini-Filho, O J. e R.P. Martins. 1998. Biologia da Conservação, Metapopulações e Borboletas em Habitats Fragmentados. Jornal do Biológo, Ano III, número 17, pp.4-5; Martins, R. P. 1999. O desenvolvimento sustentável e diferença entre ricos e pobres. Estado de Minas, 26 de maio de 1999.

Uma extensa lista de outros trabalhos científicos publicados, individualmente ou em parceria com outros pesquisadores, em diversos idiomas, integra o brilhante currículo deste pontenovense, que conserva a modéstia própria dos verdadeiros grandes homens, como pudemos observar em sua correspondência a esta Casa.

Recebeu homenagem do Mérito Legislativo 2000

Fonte:
Informativo Perfil

voltar