Zéli Mafra e Affonso Reis,
Amizade de loga data com raízes na música

Zeli Mafra nasceu em Rio Piracicapa (MG), em 1920, e desde criança tomou intimidade com a música, pois o pai fez questão de contratar um professor para cultivar e aprimorar os talentos do filho. Ainda adolescente formou sua primeira banda de música e, com 22 anos, já residindo em Ponte Nova , criou o primeiro conjunto musical "O Bando Alegre".

Netas Dedilham Cavaquinho

Na década de 50, Zeli Mafra criou um grupo que ficou famoso na região, "O Conjunto Mafra Filho",no qual tocaram músicos famosos, como Tunai e João Bosco. O Conjunto durou até 1970. Apesar de trabalhar como fiscal da Receita Federal, Zeli ainda teve tempo para criar e reger o Coral de Ponte Nova, do qual faziam parte integrantes de sua família. Ao se aposentar, aos 55 anos, passou a dedicar-se mais á música.

'' Até então, devido ao trabalho, ele nunca bebia bebidas alcoólica. Nessa época, vivia com problemas de fígado e rins. Ao se aposentar e começar a tomar uma cervejinha, os achaques passaram '', conta o filho de Zeli, José Gouveia Mafra.

Hoje, Zeli sai de casa com o sax e a flauta no porta- malas do carro e, se surgir algum parceiro se assenta, toca e toma uma cervejinha. Os filhos gravarm um CD com as músicas do pai, e as netas formaram uma banda, cujo nome é homenagem ao avô, ''Banda Mafra''.No grupo, há cavaquinho, violão, bateria, piano, percussão e outros instrumentos.

Fonte: Jorrnal Hoje em Dia